O Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov promoveu, nesta terça-feira (05), na sede da embaixada, a Assembleia Constituinte do Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil; associação pública de cooperação no campo da cultura, educação e causas humanitárias. O Presidente do Fórum, ex-senador Ulisses Riedel, destacou o potencial da amizade bilateral estabelecida e de o grupo seria uma grande oportunidade para popularizar o Cazaquistão na região sul-americana e desenvolver laços culturais, humanitários e educacionais.
Ulisses Riedel espera que Assembleia também contribuir para um maior reconhecimento do Brasil no Cazaquistão por meio da implementação de projetos conjuntos. Ele disse que está muito satisfeito por ser um participante regular no Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais em Nur-Sultan e feliz em visitar o Cazaquistão novamente em 14 e 15 de setembro deste ano.
Em seu discurso de abertura, o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, falou sobre as conquistas das relações comerciais, econômicas, culturais e humanitárias cazaque-brasileiras e destacou que agora a embaixada recebeu um sólido apoio na abertura do Cazaquistão-Brasil Fórum da Amizade o que permitirá ao público brasileiro conhecer a história, as tradições e a cultura do Cazaquistão, e também dará um novo impulso não apenas ao intercâmbio cultural e humanitário, mas também a todo o espectro das relações bilaterais. O diplomata falou ainda sobre os eventos internacionais que aconteceram no Cazaquistão este ano.
Homenagem – Durante o evento, o Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, recebeu um certificado da Associacão Brasileira de jornalistas das áreas internacional e Diplomática, Abrajinter, dando a ele o título de “Embaixador do Ano – 2022” pela interação ativa com a imprensa local e integração bem-sucedida na mídia comunidade da capital brasileira. A honraria foi entregue pela sua presidente, jornalista Fabiana Ceyhan.
Durante o evento, foi apresentada à atenção dos convidados uma exposição fotográfica dedicada à capital do Cazaquistão, bem como uma mesa festiva com o melhor da gastronomia cazaque.