Evento organizado pelo Ibrachina e LIDE China teve a presença de autoridades e diplomatas
O Centro de Convenções Ulisses Guimarães sediou, na noite desta quarta-feira (15), o lançamento das Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) do Congresso Nacional. Ambas serão presididas pelo deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que já conduz as relações sino-brasileiras e entre os países do Brics desde 2015 no Congresso. O evento contou com presença de mais de 1200 pessoas.
O deputado Fausto Pinato disse em seu discurso que as Frentes trabalham pelo aprimoramento das relações sino-brasileiras e entre os países do BRICS, “promovendo ações para melhorar o fluxo comercial e o aumento da harmonia, equilíbrio e progresso entre as nações”. O parlamentar conduz as relações sino-brasileiras e entre os países do Brics desde 2015 no Congresso Nacional.
Além de Pinato, outros congressistas integram a diretoria das frentes e serão empossados no evento. Os deputados Gutemberg Reis (MDB-RJ), Luiz Fernando Faria (PSD-MG), Vander Loubet (PT-MS), Cláudio Cajado (PP-BA) e o vice-líder do governo no Congresso Carlos Zarattini (PT-SP) serão empossados como vice-presidentes
Em sua fala, Thomas Law, presidente do Ibrachina, Instituto Sociocultural Brasil-China, enfatizou que “esse é um momento importante para Congresso Nacional, inclusive para o intercâmbio dos parlamentares do Brasil com os países dos BRICS”.
O presidente do LIDE China, Everton Monezzi, ressaltou que “devemos fomentar cada vez mais a relação Brasil-China, uma relação ganha-ganha, baseada nos pilares defendidos pela embaixada chinesa, de economia verde, economia digital e tecnologia”.
O Ministro-Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jin Hongjun, disse esperar que as Frentes Parlamentares Brasil-China “continuem a redobrar esforços incansáveis em prol dos laços de amizade entre os dois países e desta aliança estratégica global dos dois países, pelo bem-estar de nossos povos, dos países do BRICS e de todos os países em desenvolvimento”.
O lançamento ocorre às vésperas da viagem do presidente Lula à China, entre 26 e 30 de março, onde será acompanhado por vários deputados e senadores, incluindo os membros das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS.
As referidas frentes são compostas, até então, por cerca de 300 Deputados Federais e Senadores da República, parlamentares que reconhecem a importância das relações sino-brasileiros e entre os países do BRICS e promovem ações para o aperfeiçoamento do fluxo comercial bilateral e multilateral e o aprimoramento da harmonia, do equilíbrio e do progresso entre as nações.
Comércio exterior – Conforme a agenda, Lula deve encontrar-se com o presidente chinês Xi Jinping em 28 de março, em Pequim. A viagem é tida como “senso de prioridade” pelo governo federal, a fim de retomar a diplomacia comercial, enfraquecida na gestão do ex-governo bolsonarista. Lula quer devolver ao Brasil o protagonismo em fóruns internacionais e alavancar os países emergentes do Brics — bloco que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo é responsável por 65% do crescimento do PIB mundial, o que lhes proporciona um valor geopolítico cada vez mais avançado no cenário internacional.
Além do deputado Fausto Pinato, outros congressistas integram a diretoria das frentes e serão empossados no evento. Os deputados Gutemberg Reis (MDB-RJ), Luiz Fernando Faria (PSD-MG), Vander Loubet (PT-MS), Cláudio Cajado (PP-BA) e o vice-líder do governo no Congresso Carlos Zarattini (PT-SP) serão empossados como vice-presidentes. O deputado Acácio Favacho (MDB-AP) tomará posse como secretário-geral.
As frentes congregam grandes deputados e senadores, lideranças parlamentares que reconhecem a importância das relações sino-brasileiros e entre os países do BRICS e promovem ações para o aperfeiçoamento do fluxo comercial e para o aprimoramento da harmonia, do equilíbrio e do progresso entre as nações. É desta visão pragmática que o Brasil precisa para um novo tempo de desenvolvimento e prosperidade”, afirma o Pinato.
O evento foi organizado pelo Ibrachina, Lide China, com apoio das secretarias de Estados de Turismo e Relações Internacionais do GDF (Governo do Distrito Federal).