Embaixadora Carla Jazzar comandou o evento de criação das entidades que visam estreitar os laços bilaterais
Na última quarta-feira (2/8), a embaixadora libanesa Carla Jazzar celebrou o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Líbano na Câmara dos Deputados e do Grupo Parlamentar Brasil-Líbano no Senado Federal. A iniciativa, de acordo com a diplomata, ainda se classifica como um fortalecimento dos laços e a consolidação da solidariedade bilateral. “Por meio desses grupos, juntos, vamos construir mais pontes, criar mais oportunidades e forjar relacionamentos duradouros que beneficiem nossos países respectivos”, relatou. A cerimônia, prestigiada por senadores, deputados, autoridades judiciais e religiosas e diplomatas, ocorreu no Salão Nobre do Congresso Nacional.
Carla Jazzar anunciou a criação de dois grupos de amizade formados pelos membros de todas as afiliações políticas no Congresso brasileiro. “Esses dois grupos refletem a vontade multipartidária do Congresso Federal de promover uma compreensão, comunicação e colaboração ainda mais profundas entre nossas nações”, disse em seu discurso. Segundo a embaixadora, eles simbolizam o laço “inquebrável que nos une”.
Nelsinho Trad (PSD/MS), que vem de família libanesa e preside o grupo no Senador, destacou a influência que o país da Ásia Ocidental exerce sob o Brasil: “Os libaneses estão disseminados pelos quatro cantos do nosso país. Não só emprestando a sua cultura, sua culinária, muito elogiada por todos, como também prestando o seu laço de solidariedade que é marcante na personalidade do libanês. De acordo com o senador, existem mais de 12 milhões de descendentes libaneses no Brasil.
Entre os presentes no Congresso Nacional estavam o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto; o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahin Alzeben; o ex-ministro do STF, Marco Aurélio de Melo; o representante do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Duarte; o deputado Joaquim Passarinho (PL/PA), presidente da frente na Câmara.