Em evento comemorativo, o diplomata lembrou as datas importantes daquela nação como o Dia Nacional , o Aniversário da Libertação do Kuwait das forças iraquianas nos anos 90, um evento que marcou o fim da Guerra do Golfo, e a ascensão ao trono do xeque Abdullah al-Salim al-Sabah, em 1991.
Al-Motair garantiu que “há interesse sólido em promover a cooperação econômica e comercial e expandir investimentos diretos com o Brasil”. “O Kuait se comprometeu a criar pontes de cooperação com todos os povos do mundo”, disse durante a festa realizada no dia 19, no Dúnia Hall, em Brasília.
Hoje o Brasil já exporta para o país árabe frango , café, farelo de soja e, mais recentemente, carne bovina. Durante seu discurso, embaixador lembrou ainda de acontecimentos recentes que marcaram a relação Brasil-Kuwait, como o lançamento de selo comemorativo alusivo aos 51 anos de relações diplomáticas entre os países, a realização da Semana Cultural do Kuwait em dezembro na capital paulista, além da visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro ao país no ano passado.
“Há também um grande desejo de receber o Presidente Jair Bolsonaro no Kuwait ainda em 2020, além da visita de uma delegação parlamentar do Kuwait ao Brasil, no âmbito do Grupo Parlamentar de Amizade Kuwait-Brasil e, no mês de abril, ocorrerá a segunda reunião de Consultas Bilaterais da Comissão Mista Brasil-Kuwait, em Brasília”, anunciou Al-Motair.
O diretor do departamento do Oriente Médio do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Sr Sidney Romeiro falou sobre o kuwait em seu discurso” É país próspero, arrojado e aberto ao mundo”. Parabenizou o evento histórico, que comemora as conquistas do povo kuwaitiano, saudou o povo e o governo do país, e o plano visão kuwait 2035, lançado em 2017.
Segundo ele, esse plano prevê investimentos impressionantes e ressaltou a defesa de valores que o kuwait prega e a sua posição pacífica e mediadora de conflitos perante a comunidade internacional e principalmente na região.
História – O Dia Nacional do Kuwait corresponde ao aniversário da ascensão ao trono, em 25 de fevereiro de 1961, do xeque Abdullah al-Salim al-Sabah, da família que governa o país atualmente. O 29º Aniversário da Liberação do Kuwait rememora o dia 26 de fevereiro de 1991, quando ocorreu o fim da Guerra do Golfo.
É o país com a moeda mais valorizada do mundo e o quinto maior produtor mundial de petróleo, possui aproximadamente 10% das reservas do planeta, sendo a maior fonte de riqueza do país considerado moderno e tradicional.
Localizado na península arábica, na fronteira com a Arábia Saudita (oeste e sul), com o Iraque (norte) e com o Golfo Pérsico (a leste); o Kuait também é um dos maiores produtores mundiais de gás natural. Para tornar a economia nacional mais flexível, o governo vem implementando medidas para atrair investimentos internacionais. Por esse motivo, a população do Kuwait é menor que a dos estrangeiros.
Fotos: Cidália Varela e Luzia Câmara