Embaixador do Japão promove degustação da típica bebida japonesa
O embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, realizou, na quarta-feira (13), em sua residência oficial, o Kanpai!, evento que significa degustar e desejar saúde (Kenpal) às pessoas com um brinde. A aula degustação de saquês foi dirigida pela renomada CEO da Kinsuishu, fábrica de saquê Fukushima, Miyuki Saito. Foram preparados quatro rótulos da bebida e um licor para o evento: três do Kinhso e um que pode ser comprado no Brasil.
Além disso, foram servidos pratos típicos japoneses e brasileiros para acompanhar cada tipo de saquê. Em sua palestra, a CEO da explicou todo o processo de produção do saquê. Segundo Hayashi, a aula de degustação de saquês é uma oportunidade para promover a venda do autêntico saquê japonês que ainda é pouco representado no Brasil.
Existem, de acordo com Miyuki Saito , oito categorias principais de saquês de acordo com seu método de fabricação (polimento do arroz e ingredientes, sendo água, arroz, kome-kaji e álcool destilado). Para dar mais detalhes, ela exibiu um vídeo explicativo dando todos os passos para se preparar a bebida japonesa.
O embaixador do Japão, Hayashi Teiji, disse na ocasião ter muito respeito e admiração por Miyuki Saito. O diplomata afirmou também que seus saquês são “reconhecidos com boas avaliações em competições nacionais e internacionais”.”Esperamos que o legítimo saquê japonês conquiste cada vez mais o paladar brasileiro”, completou.
A aula degustação de saquê teve a participação de representantes de restaurantes, importadores, comerciantes, especialistas , membros da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal, do SINDHOBAR. Também estiveram presentes empresários e imprensa que tiveram a oportunidade de aprenderem mais sobre a bebida.