De acordo com uma declaração oficial, o novo gabinete de Justin Trudeau, anunciado nesta terça-feira (26), é composto por 38 ministros, sendo uma composição paritária, com o mesmo número de homens e mulheres. Em uma cerimônia em Ottawa, todos os nomes foram apresentados, com sete ministros sendo mantidos no governo. Nele, estão incluídos Chrystia Freeland como vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Omar Alghabra como Ministro dos Transportes, Anita Anand torna-se Ministra da Defesa Nacional, Carolyn Bennett torna-se Ministra da Saúde Mental e Vícios e Ministra Associada da Saúde, Marie-Claude Bibeau continua ministra da Agricultura e Agri-Food.
Além disso, Bill Blair torna-se presidente do Conselho Privado da Rainha para o Canadá e Ministro da Preparação de Emergência, Randy Boissonnault torna-se Ministro do Turismo e Ministro Associado das Finanças, François-Philippe Champagne continua ministro da Inovação, Ciência e Indústria, Jean-Yves Duclos torna-se Ministro da Saúde, Mona Fortier torna-se Presidente do Conselho do Tesouro, Sean Fraser torna-se Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania e Karina Gould torna-se Ministra das Famílias, Crianças e Desenvolvimento Social, de acordo com um comunicado oficial.
Steven Guilbeault torna-se Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Patty Hajdu torna-se Ministro dos Serviços Indígenas e Ministro responsável pela Agência Federal de Desenvolvimento Econômico do Norte de Ontário, Mark Holland torna-se Líder do Governo na Câmara dos Comuns, Ahmed Hussen torna-se Ministro da Habitação e Diversidade e Inclusão Gudie Hutchings torna-se Ministro do Desenvolvimento Econômico Rural.
A declaração inclui Marci Ien torna-se Ministra da Mulher e Igualdade de Gênero e Juventude Helena Jaczek torna-se Ministra responsável pela Agência Federal de Desenvolvimento Econômico para o Sul de Ontário Melanie Joly torna-se Ministra das Relações Exteriores, Kamal Khera torna-se Ministro dos Idosos David Lametti continua Ministro da Justiça e Procurador Geral do Canadá, Dominic LeBlanc torna-se Ministro dos Assuntos Intergovernamentais, Infraestrutura e Comunidades Diane Lebouthillier continua ministra da Receita Nacional Lawrence MacAulay continua ministra dos Assuntos dos Veteranos e Ministro Associado da Defesa Nacional, Marco E L Mendicino torna-se Ministro da Segurança Pública Marc Miller torna-se Ministro das Relações Coroa-Indígenas, Joyce Murray torna-se Ministra da Pesca, Oceanos e da Guarda Costeira canadense, Mary Ng torna-se Ministra do Comércio Internacional, Promoção de Exportação, Pequenas Empresas e Desenvolvimento Econômico Seamus O’Regan Jr. torna-se Ministro do Trabalho.
Ginette Petitpas Taylor torna-se Ministra das Línguas Oficiais e Ministra responsável pela Agência de Oportunidades do Canadá Atlântico, Carla Qualtrough continua ministra do Emprego, Desenvolvimento da Força de Trabalho e Inclusão da Deficiência, Pablo Rodriguez torna-se Ministro do Patrimônio Canadense e continua sendo tenente de Quebec, Harjit S Sajjan torna-se Ministro do Desenvolvimento Internacional e Ministro responsável pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Pacífico do Canadá.
Pascale St-Onge torna-se Ministro do Esporte e Ministro responsável pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Canadá para as Regiões de Quebec, Filomena Tassi torna-se Ministro dos Serviços Públicos e Compras, Dan Vandal torna-se Ministro dos Assuntos do Norte, Ministro responsável pelo Desenvolvimento Econômico das Pradarias, Canadá, e Ministro responsável pela Agência canadense de Desenvolvimento Econômico do Norte e Jonathan Wilkinson torna-se Ministro dos Recursos Naturais, ele ainda lê.
O novo Gabinete é composto pelo primeiro-ministro e 38 ministros. De acordo com o precedente estabelecido em 2015, há um número igual de mulheres e homens. O Governo do Canadá fornecerá apoio às novas pastas da seguinte forma: o Ministro dos Assuntos Intergovernamentais, Infraestrutura e Comunidades será apoiado pelo Escritório do Conselho Privado e infraestrutura do Canadá. A Ministra das Mulheres, igualdade de gênero e Juventude será apoiada pelas Mulheres e Igualdade de Gênero Canadá, com apoio adicional do Canadian Heritage and Employment and Social Development Canada.
O Presidente do Conselho Privado da Rainha para o Canadá e o Ministro da Preparação de Emergências serão apoiados pelo Escritório do Conselho Privado e pela Segurança Pública do Canadá. O Ministro do Comércio Internacional, Promoção das Exportações, Pequenas Empresas e Desenvolvimento Econômico será apoiado pela Global Affairs Canada, com apoio adicional da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico do Canadá.
O Ministro da Habitação e Diversidade e Inclusão será apoiado pela Canadian Heritage, Women and Gender Equality Canada e Infrastructure Canada. O Ministro do Desenvolvimento Econômico Rural terá o apoio da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico do Canadá.
O Ministro do Turismo e o Ministro Associado das Finanças serão apoiados pelo Departamento de Finanças do Canadá com apoio adicional da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico do Canadá. (ANI)