Após três semanas nos Estados Unidos, os 50 estudantes de escolas públicas que participaram do Programa Jovens Embaixadores 2020 retornaram ao Brasil. Eles participaram do lançamento de selo e carimbo dos Correios comemorativos aos 18 anos do intercâmbio, na sede da escola Casa Thomas Jefferson, na Asa Norte. O Evento contou ainda com a presença de representantes da embaixada americana no Brasil, idealizadores do Programa e Funcionários dos Correios do Brasil.
Os jovens embaixadores vivenciaram a cultura do país, aprenderam sobre liderança e impacto social, além de visitarem projetos sociais e escolas. No lançamento do selo, eles apresentaram um resumo do que vivenciaram por lá por meio de um vídeo. Eles elaboraram ainda planos nas áreas de impacto e empreendedorismo social. Ao todo, 672 jovens brasileiros já participaram.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Como colaboradores, estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa: FedEx, MSD e IBM. Existe um programa inverso, que traz jovens norte-americanos para a América Latina.
Após o lançamento oficial do Selo, foi oferecido um almoço, onde os jovens embaixadores de 2020 puderam de confraternizar antes de voltarem para suas casas, em diferentes estados do Brasil.
Fotos: Abraão Cardozo Duarte / Liz Elaine