Jornalistas da Abrajinter, Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática, reuniram-se nesta quinta-feira (30), na residência da Palestina, com embaixadores da Liga Árabes, à convite do embaixador Ibrahim Alzeben. O também Decano do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil ofereceu jantar de confraternização para um grupo de 30 jornalistas. O evento foi organizado pela jornalista Fabiana Ceyhan, como presidente da Abrajinter.
O Embaixador da Liga Árabe no Brasil, Qais Shqair, disse aos membros da imprensa que o Brasil e os países árabes ainda têm muito a crescer no comércio internacional, muitas boas parcerias ainda a serem feitas. O embaixador do Egito, Wael Aboulmagd, ressaltou a importância da recente visita do vice-presidente Hamilton Mourão ao seu país, do interesse mútuo de acordos bilaterais e do alinhamento das duas nações em questões internacionais. Já, em um breve discurso, o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, falou da importância de o Brasil ser mediador da paz no conflito Israel- Palestina e não parte deste conflito.
No jantar para jornalistas estavam presentes também os embaixadores da Líbia, do Líbano, da Mauritânia, do Iraque e do Marrocos. Entre os veículos de imprensa que estavam representados no evento estavam Estadão, TV Globo, CBN, Correio Braziliense, Metrópoles, Jornal de Brasília, Embassy News, TV Brasil, TV Bandeirantes, TV Record, Jornal O Globo, Crusoé, Alô Brasília, CNN, Pelo Mundo DF, Câmara Federal, Senado Federal, jornal de Taguatinga, BSB Flash, Ministério da Saúde, GDF, Portal R10, Brasília in Foco, Capital em Foco, Voz do Cidadão, O mundo Diplomático e The Guide.
A Abrajinter tem como uma das metas manter uma interação saudável com o corpo diplomático acreditado em Brasília para troca de informações e publicações oriundas da fonte, com credibilidade e honestidade.