Dr Maen Masadeh – Embaixador da Jordânia no Brasil
Na ocasião do 79º aniversário da Independência do Reino Hashemita da Jordânia, estendo meus sinceros parabéns a todos os jordanianos, bem como aos nossos muitos amigos aqui no Brasil. Este dia não é apenas um momento para refletir sobre a notável jornada da Jordânia em direção à soberania, unidade e desenvolvimento, mas também uma oportunidade para celebrar a forte e duradoura amizade entre a Jordânia e o Brasil.
Nossas duas nações, embora geograficamente distantes, estão ligadas por valores compartilhados de paz, tolerância e cooperação. Ao longo dos anos, cultivamos laços profundos em diversos campos — comércio, cultura, turismo, educação e diplomacia. A sociedade vibrante do Brasil e sua abertura ao diálogo e à moderação ressoam com o compromisso de longa data da Jordânia com a compreensão intercultural e a coexistência pacífica.
A história dos dois países amigos continua a se desenvolver. No ano passado, foram realizadas duas reuniões entre Sua Majestade o Rei Abdullah II, Rei do Reino Hashemita da Jordânia, e Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil. Além disso, em 2024, o volume total de comércio entre nossos dois países amigos atingiu um novo recorde de 651 milhões de dólares, com um aumento de 22% em comparação a 2023. Vários acordos foram assinados e esperamos níveis ainda mais altos de cooperação.
Como Embaixador da Jordânia no Brasil, estou orgulhoso de testemunhar a crescente parceria entre nossos países. Desde a colaboração econômica até as trocas culturais e a cooperação multilateral, nosso relacionamento continua a prosperar e traz grandes promessas para o futuro. Neste dia especial, os jordanianos homenageiam a história e as conquistas da Jordânia, enquanto reafirmam a dedicação em fortalecer os laços entre jordanianos e brasileiros. Que a amizade entre nossas nações continue a florescer por muitos anos. F
Feliz Dia da Independência a todos!