Embaixador Teiji Hayashi visita a universidade do estado com o objetivo de fortalecer a internacionalização bilateral
O Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, visitou, nesta terça-feira (30), a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na ocasião, o diplomata esteve no Complexo de Badminton da UFPI para conhecer a estrutura do lugar que é orgulho do centro de ensino, ostentando 120 medalhas nacionais, 40 medalhas internacionais, com 11 clubes filiados, batendo a marca de 250 atletas registrados em competições oficiais. Hayashi foi recebido pelo reitor da UFPI, Gildásio Guedes.
O encontro teve por intuito estreitar as relações entre a universidade e a Embaixada do Japão, possibilitando as chances de mobilidade acadêmica, e outras parcerias, que proporcionam a produção de conhecimento e a troca de experiências.
Para o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o Complexo de Badminton da Universidade representa um importante espaço para treinamento de atletas e recepção de eventos esportivos. “Nós somos a terceira potência das Américas em Badminton e já estivemos, em 2023, em 160 pódios, 140 nacionais e 20 internacionais, então este é o projeto social que temos a honra de estar a serviço”, declara.
Segundo o Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, o encontro no Complexo de Badminton pode significar uma oportunidade para os atletas piauienses. “Podemos pensar no intercâmbio de atletas de badminton e outros esportes. O Japão e o Brasil têm uma longa história de cooperação na área esportiva, por exemplo o judô e o futebol. Então temos esse tipo de laço, queremos estreitar mais as relações entre o Japão e o Brasil”, relata.
Badminton é um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores. Apesar de ser semelhante ao tênis, por ser jogado com raquetes e estar dividido por uma rede, o badminton possui suas peculiaridades. Por exemplo, em vez de utilizar uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.
Na ocasião, também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; o Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto; além de demais membros da comunidade acadêmica e atletas de Badminton.
Fonte: Universidade Federal do Piauí.