Hoje (09/09) é o Dia do Crisântemo, ou “Kiku no Sekku”(菊) , no Japão! O crisântemo é o símbolo da Família Imperial Japonesa. A data é comemorada no dia 9 do nono mês do ano, e é vista como um dia de sorte por se tratar de dois números ímpares. Neste dia, existe a tradição de beber saquê aromatizado com pétalas de crisântemo. Exposições também podem ser apreciadas durante o período.
O crisântemo é uma flor muito apreciada pelos japoneses. É considerada a “Flor Nacional do Japão”. Pode parecer apenas uma bela flor para muitas pessoas, mas para os japoneses o crisântemo tem um significado especial. É considerada uma flor que simboliza o outono, pois é durante essa estação que o seu desabrochar se torna mais intenso, além de também ser considerada o símbolo do sol por causa da perfeição e maestria de como abre suas mais de 300 pétalas, o que lhe proporciona uma aparência única, distinta e elegante.
O Dia do Crisântemo é um dos cinco festivais mais antigos e sagrados do Japão (Gosseku). Teve início no ano de 910, quando a corte imperial japonesa realizou o seu primeiro Festival do Crisântemo. Outros Festivais que fazem parte do Gosseku são o Nanakusa Gayu (07 de janeiro), Hina Matsuri ou Dia das meninas (03 de março), Kodomo no Hi ou Dia dos Meninos (5 de maio) e o Tanabata Matsuri (7 de julho). Repare que a maioria das datas destes festivais seguem um padrão como 3/3, 5/5, 7/7 e 9/9.
Exposições – Durante o Dia do Crisântemo são realizados exposições de crisântemo e exibições de Kiku-Ningyo(figuras realistas vestidas com roupas feitas de crisântemo). Os bonecos Kiku-Ningyo podem ser vistos em Castelos como o Nagoya-jo, Inuyama-jo, Gifu-jo, Hirosaki-jo, Osaka-jo, em Santuário como Gokoku, Yashiro, Kasama Inari, Yushima Tenjin e parques como Hirataka Koen e Nijinosato.
Crisântemo na Culinária japonesa – No Japão, as pétalas do crisântemo amarelo ou branco da espécie C. morifolium é consumido em ocasiões especiais. As folhas da planta são cozidas à vapor ou preparadas juntos com verduras, especialmente na culinária chinesa. Na Coreia se faz o Gukhwaju, um vinho de arroz aromatizado com flores de crisântemo.
As pétalas também são consumidas em sopas e outros preparos ou usadas para fazer o Chá de Crisântemo, muito apreciado pelo povo asiático. No Japão, também costuma-se usar pequenos crisântemos com a finalidade de decorar pratos finos e elegantes como sashimi e outras iguarias durante ocasiões especiais.