No primeiro discurso no cargo, presidente fala em construir sociedade sem discriminação ou divisão, promete partilha de poder e reafirma temas de campanha
Jair Messias Bolsonaro tomou posse nesta terça-feira 1º como novo presidente do Brasil, em cerimônia solene no Congresso Nacional. Hamilton Mourão foi empossado como vice-presidente. A ascensão de Bolsonaro ao cargo ocorre sob um forte sistema de segurança – mais de 10.000 agentes, entre Forças Armadas, polícias e setor de inteligência, atuarão no evento. A transmissão simbólica do cargo acontecerá ainda na tarde de hoje, com a passagem da faixa presidencial, do ex-presidente Michel Temer (MDB) para o novo ocupante do Planalto.
O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão receberam ainda os cumprimentos de chefe de estado e de governo. O primeiro foi o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Ao todo, são dez os presentes para a posse desta terça-feira 1º. Destaque para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Também vieram três vice-presidentes, 12 chanceleres, 18 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais. A maioria é representantes da América do Sul. A presença do presidente do Peru, Martín Vizcarra, estava confirmada. Ele chegou a vir para Brasília, mas teve que retornar a seu país na manhã de hoje.
Fonte: Veja