Objetivo é a melhora no atendimento dos 900 mil turistas brasileiros que visitam os EUA e os 180 mil nacionais residentes na região
O Ministério das Relações anunciou nesta quarta-feira (26) que foi concluído o processo de elevação do Vice-Consulado em Orlando, nos Estados Unidos, à categoria de Consulado-Geral. A repartição naquela cidade americana foi inaugurada em junho de 2022. Ao longo dos últimos 10 meses, observou-se crescente demanda da comunidade brasileira local por diferentes tipos de serviços consulares.
A elevação da repartição à categoria de Consulado-Geral resultará em maior presença consular, em benefício dos cerca de 180 mil nacionais que residem na jurisdição, e dos cerca de 900 mil turistas brasileiros que visitam a região anualmente.
O Consulado-Geral em Orlando, que funcionará na mesma sede do antigo Vice-Consulado, contará com maior capacidade de atendimento e poderá prestar melhores serviços aos brasileiros. Sua área de atuação incluirá o centro e o norte da Flórida, estado com o maior número de brasileiros nos Estados Unidos.
O novo Consulado-Geral em Orlando trabalhará em coordenação com o Consulado-Geral em Miami, que seguirá tendo responsabilidade sobre o sul da Flórida, onde reside comunidade brasileira estimada em 295 mil pessoas.