As eleições antecipadas, marcada para 25 de setembro, estão movimentando a campanha dos candidatos no exterior a uma cadeira no parlamento italiano. Os cidadãos italianos residentes fora do país, nascidos ou não na Itália; ou seja, todos aqueles que possuem cidadania italiana, têm direito a votar por correspondência. As cédulas eleitorais foram enviadas aos eleitores pelos correios. Eles têm até o dia 22 de setembro, às 16h, para fazer chegar à sede do Consulado da Itália da sua circunscrição, o envelope com as preenchidas. O voto é facultativo, isto é, não é obrigatório.
O Parlamento italiano possui 12 membros eleitos no exterior, oito deputados e quatro senadores. A repartição exterior América do Sul, à qual os cidadãos italianos residentes no Brasil pertencem, irão escolher três representantes: um para o Senado e dois para a Câmara dos Deputados. Na prática, as eleições gerais de 25 de setembro irão eleger um novo parlamento, composto por 400 deputados e 200 senadores. Os italianos no exterior votarão nos candidatos de suas regiões, que no total representarão 8 deputados e 4 senadores.
Os italianos no exterior votam em candidatos da região eleitoral do exterior. Sendo assim, quem mora no Brasil irá votar nos candidatos da América do Sul. Quem mora em Singapura, votará nos candidatos da África, Ásia, Oceania e Antártida, e assim sucessivamente. Veja abaixo a lista dos candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado de cada região. Até o dia 31 de dezembro, foram contabilizados 5,8 milhões de eleitores no exterior. No Brasil são cerca de 430 mil.
Candidatos – As eleições deste ano terão 12 candidatos ao Senado pela América do Sul, que concorrem a uma vaga: Emerson Fittipaldi, Mario Aldo Sebastiani, Andrea Matarazzo, Ivana Mainenti, Vicenzo Garruti, Marcelo Bomrad, Luciana Laspro, Mario Borghese, José Palmiotti, Rodrigo Miguel, Marcelo Zovico e Vicenzo Di Martino.
Para duas vagas na Câmara dos Deputados, estão concorrendo Fabio Porta, Renata Bueno, Luiz Molossi, Andrea Dorini e Luis Roberto Lorenzato, Antonella Pinto, Salvador Finocchiaro, Filomena Narducci, Thiago Troccoli de Almeida, Valentina Pococacio, Alessandro Fama, Giancarlo Colella, Francesca Galia, Vito De Palma, Claudio Zin, Nello Collevecchio, Franco Tirelli, Francisco Nardelli, Vincenzo Carrozzino e Eugenio Sangregorio.