Foi inaugurada nesta sexta-feira (30) a nova sede do Consulado Geral da Itália em Curitiba, no Brasil, com a presença de diversas autoridades italianas. O espaço tem 910 metros quadrados e conta com uma área “eco friendly”, com sistema de reciclagem e reutilização de água, painéis solares no teto e recargas para bicicletas e automóveis elétricos.
Participaram da cerimônia o diretor-geral para os Italianos no Exterior do Ministério das Relações Exteriores, Luigi Maria Vignali, que chegou ao Brasil para a ocasião, o cônsul-geral Salvatore Di Venezia, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, além da vice-governadora do Paraná, Darci Piana, e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Machado.
A nova sede está situada na avenida Vicente Machado, 2100, entre os bairros Batel e Campina do Siqueira, a cerca de 40 quilômetros da Catedral de Curitiba, em um moderno edifício, nos primeiro e segundo andares. Adquirido em novembro de 2021 e reformado em pouco mais de nove meses, o novo escritório está integralmente dedicado aos serviços consulares.
Paralelamente ao evento, Azzarello e Vignali se reuniram com os membros do Conselho-Geral dos Italianos no Exterior (Cgie) eleitos no Brasil e dos comitês de Curitiba, que inclui representantes do Paraná e de Santa Catarina, bem como indivíduos consulares honorários ativos no território.
Com informações da ANSA