O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello (foto), está no estado de Minas Gerais, onde se reuniu com diversos representantes das empresas e da sociedade civil. O objetivo da visita, segundo ele, foi estreitar os laços comerciais, com vistas à transferência de tecnologia. O diplomata italiano participou nesta quinta-feira (20) de uma conferência organizada pela Federação das Empresas de Minas Gerais (Fimg) intitulada “Itália e Minas Gerais: presente e futuro das relações comerciais”.
Hoje (21) o titular do escritório diplomático italiano visitou a Associação de Proteção e Assistência a Presidiários gerida pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen). O centro de reabilitação, que realiza um projeto alternativo de gestão penitenciária com o apoio da sociedade civil, é apoiado pela fundação AVSI no Brasil. A AVSI é uma organização não governamental italiana fundada em 1972, que desenvolve projetos de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária em 38 países.
Assembleia – Em Minas Gerais, Francesco Azzarello visitou também o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus, e o 2º secretário da Casa, deputado Carlos Henrique. O encontro contou, ainda, com a presença do cônsul italiano, Dario Savarese.
Minas Gerais é o primeiro Estado brasileiro a ser visitado pelo novo embaixador, que chegou ao país em janeiro de 2020. Azzarello afirmou que Minas ocupa o segundo lugar no Brasil na relação comercial com a Itália. O embaixador ressaltou a afinidade entre os dois países, ao lembrar que no Brasil se concentra a maior comunidade italiana fora de sua origem, com cerca de 32 milhões de pessoas. Por outro lado, a nação europeia abriga cerca de 150 milhões de brasileiros.