Conhecida pela importante e eficiente malha viária, a Itália deve anunciar na tarde desta segunda-feira (01) um novo conceito de trem alta velocidade: o supersônico Hyperloop.
O trem pode viajar a uma velocidade de 1.223 km/h e ligará Milão a Bolonha, por exemplo, em apenas 9 minutos. Hoje, o tempo do percurso no tradicional trem de alta velocidade – Italo Treno – é de 1 hora e 13 minutos.
A tecnologia utilizada é a levitação magnética passiva. O trem supersônico viaja em um túnel sem explorar o atrito com os trilhos. Na prática, os vagões flutuam dando a oportunidade do trem viajar sem dissipação de energia.
A nova tecnologia HyperloopTT foi desenvolvida nos Estados Unidos para fins militares, mas mais tarde descobriu vários aspectos para o transporte civil.
Este sistema de transporte inovador será muito mais ecológico de trens de alta velocidade existentes. A energia produzida pelo trem será maior do que a energia utilizada para os deslocamentos. Desta forma, o excesso pode até mesmo ser vendido.
Ainda não são conhecidos os investidores no projeto, o percurso e quando será implantado.