O diplomata de Israel plantou hoje (17), mudas de diversas frutas, no Jardim Botânico de Brasília, no espaço Praça de Israel-Jardim Bíblico. A ação foi para comemorar Tu Bishvat, uma festividade do calendário judaico que celebra o ano novo das árvores. Em Israel, o Tu Bishvat é celebrado com o plantio de árvores principalmente por alunos de escolas que aproveitam o momento para aprender sobre a importância da conservação da natureza.
Embaixador Yossi Shelley convidou o ministro da Educação, Milton Ribeiro para o plantio de mudas de romã no Jardim Bíblico que é representado por sete espécies de plantas presentes na Bíblia. Além da romãzeiras são foram plantadas no local tamareiras, oliveiras, figueiras, videiras, trigo e cevada. Israel foi o primeiro país a criar um espaço específico na Alameda das Nações e dos Estados. O projeto paisagístico foi realizado pela Embaixada de Israel em parceria com o Jardim Botânico de Brasília, e teve início em novembro de 2017. Além de ser um local de convivência e cultura, costuma receber visitas de escolas para ações educativas.
“Em Israel, também celebramos a data comendo frutas, especialmente as espécies que são destacadas na Torá em seus louvores à fartura da Terra Santa: uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Nesse dia lembramos que “o homem é uma árvore do campo”, disse o embaixador. O diplomata pediu a todos um momento de reflexão sobre a importância da preservação ambiental.