Liz Lôbo
Fotos: Eliane Loin
Os judeus não comemoram o Natal, como fazem os cristãos. Em Israel, as celebrações giram em torno do Hanuká, um importante evento do calendário judaico que também traz uma mensagem de paz. A palavra Hanuká, Hanukkah ou “Chanucá” significa “dedicação” ou “inauguração”. Os judeus acendem um candelabro de nove braços, o Hanukkah menorah ou Hanukkiah, para celebrar esta data. No Rio de Janeiro, ele foi iluminado na Praia de Copacabana, no último domingo (17).
Em Brasília, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, festejou o fim do Hanuká com os colegas do corpo diplomático nessa terça-feira (19), na residência oficial de Israel.Yossi deu as boas vindas falando da importância da presença dos amigos. Já a embaixatriz Dina Shelley fez uma apresentação em power poit explicando com detalhes o que é o Hanuká para o povo israelense.
“Ele marca a libertação e a purificação do Templo de Jerusalém. Na primeira noite, acende-se o braço maior do candelabro, a vela mãe, e uma outra vela. A cada noite que passa se acrescenta e se acende uma nova vela. Ao oitavo dia o candelabro encontra-se inteiramente aceso”, explicou Dina. Este ritual, segundo a embaixatriz, relembra o milagre do azeite que no candelabro do Templo de Jerusalém que ardeu por oito dias, sendo que daria somente para um.
“É um tempo de pensar nos objetivos de vida, em coisas boas, de iluminar o nosso inverno”, complementou o embaixador Yossi.
O casal apresentou ainda canções e uma atividade infantil, o jogo do dreidel, um pião de quatro lados jogado durante o feriado judaico de Hanuká. Cada lado dele possui uma letra do alfabeto hebraico: נ (Nun), ג (Gimel), ה (Hei), ש (Shin) que, juntas, formam o acrônimo para “נס גדול היה שם” (Nes Gadol Haya Sham – “um grande milagre aconteceu lá”). Cada convidado recebeu um dreidel de lembrança e moedas douradas de chocolate para lembrar também a fartura. È comum dar dinheiro para as crianças nessa data.
O que mais atraiu a atenção dos convidados, no entanto, foi outra tradição, a troca de presentes. Cada embaixador e embaixatriz levou um. Eles foram numerados e sorteados entre eles. Quem quisesse, podia trocar com o de outro colega. A brincadeira alegrou ainda mais o ambiente.
Buffet – Uma mesa foi montada com pratos típicos servidos nos dias de Hanuká como donuts e latkes, bolinhos de batata fritos. A importância do azeite é recordada com a preparação de frituras durante a data festiva que, esse ano, foi de 12 a 20 de dezembro. Desde a década de 1970, o movimento mundial de Chabad Hasidic iniciou iluminações públicas de menorah em lugares públicos abertos em muitos países.