O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Gabi Ashkenazi, conversou nesta quarta-feira, 2 de dezembro de 2020, com seu homólogo, o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Tomáš Petříček, e agradeceu a decisão de seu governo de estabelecer um escritório diplomático oficial em Jerusalém.
Durante a conversa, FM Ashkenazi expressou seu apreço pela verdadeira amizade e forte apoio do governo tcheco, o compromisso compartilhado de ambos os povos em fortalecer a parceria por meio de segurança, economia, comércio, turismo e cooperação tecnológica, bem como a colaboração em a luta global contra a pandemia do coronavírus.
“Este é um passo importante que mostra a amizade entre os dois povos e o reconhecimento de Jerusalém como a capital eterna do Estado de Israel e do povo judeu”, disse o chanceler Ashkenazi. “Espero sinceramente que o escritório diplomático tcheco seja inaugurado em Jerusalém em breve e que possamos ver as bandeiras dos países hasteadas nas missões diplomáticas nas capitais dos dois países, como um símbolo da intensa amizade e parceria estratégica”.
A decisão do governo tcheco em meio a uma onda de decisões semelhantes para estabelecer embaixadas em Jerusalém, tomadas por vários países nos últimos três meses: Kosovo, Sérvia, República Dominicana e Malaui.
O PM Ashkenazi parabenizou o embaixador de Israel em Praga, Daniel Meron, pelo importante feito diplomático que é o resultado do esforço diplomático do MRE e das embaixadas ao redor do mundo para promover reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel.