Diretor político do Ministério das Relações Exteriores, Alon Bar, diz aos embaixadores da UE nesta terça-feira (27) que Israel está preocupado com a força do Hamas no pleito da Autoridade Palestina. Durante o encontro, o diretor enfatizou aos embaixadores que a eleição é uma questão interna e que Israel não tem intenção de intervir neles nem impedi-los.
O chefe da Direção Político-Estratégica lembrou aos presentes as observações da missão da UE ao Conselho de Segurança na última quinta-feira (22), particularmente a importância de atender aos Princípios do Quarteto, e a natureza problemática da participação da organização terrorista Hamas nas eleições da Autoridade Palestina.
Durante a reunião, Alon Bar lembrou aos presentes o papel do Hamas em incentivar o aumento da violência em Jerusalém, bem como os foguetes de fogo de Gaza contra civis israelenses. Ele alertou para a possibilidade de o fortalecimento do Hamas na Judéia e Samaria e as implicações que isso poderia ter no terreno para a estabilidade da segurança na região, a promoção de projetos civis nas áreas palestinas, bem como tentativas de avançar o contato entre Israel e a Autoridade Palestina.
Ao final da reunião, Bar enfatizou que Israel está agindo com cautela e responsabilidade para evitar que a situação no terreno se deteriore, e espera que os países europeus se comportem da mesma forma