O governo israelense divulgou novas regras para os viajantes, incluindo turistas brasileiros que quiserem visitar o país
O governo de Israel divulgou novas regras para os viajantes, incluindo turistas brasileiros que quiserem visitar o país. A partir de agosto de 2024, visitantes de países isentos de visto, como o Brasil, serão obrigados a obter uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL) para poder entrar no estado de Israel.
Nesse momento, o sistema ETA-IL está funcionando como programa piloto e, por isso, está aberto apenas para quem tem passaportes americano e alemão. Durante a fase piloto, a apresentação da candidatura será voluntária e isenta de taxas.
O sistema também ficará aberto na sua fase piloto para os brasileiros e outras nacionalidades durante o mês de julho. Após o início da exigência do ETA-IL, a taxa para solicitação será de 25 NIS (cerca de R$ 35). A validade do ETA-IL será de 2 anos, e em caso de renovação de passaporte ou alteração de dados, será necessário solicitar uma nova autorização eletrônica de viagem.
A prévia autorização indicará que o turista tem permissão para viajar e permanecer por até 90 dias no país. Apenas cidadãos israelenses ou titulares de um número de identidade israelense não precisarão solicitar o novo ETA-IL.
O governo informou que a autorização online tem o objetivo de simplificar e agilizar o processo de entrada em Israel: “a maioria dos candidatos receberá uma resposta [da autorização] imediatamente. Em certos casos, pode demorar até 72 horas.”
Para obter mais informações e solicitar o ETA-IL, acesse. ETA-IL (piba.gov.il)
Fonte: Embaixada de Israel no Brasil.