O ministro Gabi Askenazi (direita) e o ministro barenita Al-Zayani no MRE em Jerusalém
Ministro das Relações Exteriores Gabi Ashkenazi recebeu hoje (18) o ministro barenita das Relações Exteriores Al-Zayani, em Jerusalém. “O acordo do governo do Bahrein para estabelecer uma embaixada israelense em Manama, e o memorando para estabelecer uma embaixada do Bahrein em Israel, é um momento histórico para nossos países. Agradeço ao Ministro das Relações Exteriores por seu convite para visitar o Bahrein no início de dezembro, e espero que possamos inaugurar a embaixada já durante esta visita”, discursou Gabi Ashkenazi.
O ministro Al-Zayani chegou para uma primeira visita histórica a Israel e chefiou uma delegação que incluía altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Bahrein, bem como outros ministérios do governo. Ashkenazi afirmou que depois de vários meses de conversas telefônicas, ele estava feliz em conhecê-lo pessoalmente pela primeira vez. “Este é um dia histórico para o Oriente Médio, que experimentou mudanças positivas monumentais nos últimos meses. Estamos realizando a paz com a qual todos os israelenses sonharam por tantos anos. Trabalharemos para garantir que os cidadãos do Bahrein possam receber a entrada vistos para Israel através de um site dedicado a partir de 1º de dezembro, bem como para estabelecer voos diretos entre nossos dois países em breve “, anunciou.
Durante a reunião, o ministro Al-Zayani apresentou um memorando declarando a aprovação do governo do Bahrein para o estabelecimento de uma embaixada israelense em Manama, bem como um memorando oficial de pedido para o estabelecimento de uma embaixada do Bahrein em Israel, ao ministro Ashkenazi.
Em sua declaração à imprensa, o Ministro das Relações Exteriores do Bahrein convidou Ashkenazi para a cúpula de segurança do IISS Manama Dialogue, que ocorrerá no Bahrein em dezembro. Ashkenazi agradeceu ao colega acrescentando que espera que, já durante sua visita planejada para o evento, ambas as partes possam inaugurar a embaixada israelense em Manama, após muitos anos de atividades não oficiais na região.
“O Oriente Médio conheceu muitos conflitos e guerras. Este é o tempo para a paz. Saúdo a decisão palestina de restabelecer a cooperação com Israel. Nossa mão está estendida para a paz, e A porta está aberta para a renovação das negociações. Eu apelo à liderança palestina para retornar à mesa de negociações sem pré-condições”, disse Ashkenazi.