WASHINGTON, 11 SET (ANSA) – “Estou animado para informar que chegamos a outro acordo de paz com outro Estado árabe, o Bahrein”, declarou o premier em uma mensagem de vídeo para os cidadãos israelenses. O entendimento entre as duas partes foi promovido pelo governo dos Estados Unidos, conforme revelou o presidente americano, Donald Trump, em sua conta no Twitter.
“Outro marco histórico hoje! Nossos dois grandes amigos Israel e o Reino do Bahrein chegaram a um acordo de paz – o segundo país árabe a fazer as pazes com Israel em 30 dias”, escreveu o republicano. Este é o quarto país árabe, depois do Egito, Jordânia e Emirados Árabes, a chegar a um acordo diplomático com Israel.
Trump também compartilhou um comunicado conjunto dos três países envolvidos no processo, no qual asseguram que a medida “contribui para a paz no Oriente Médio”. “Abrir um diálogo direto e formar laços entre essas duas sociedades dinâmicas com economias avançadas para continuar a transformação do Oriente Médio e aumentar a estabilidade, segurança e prosperidade na região”, afirma o texto.
Netanyahu, por sua vez, explicou que o tratado traz “uma nova era de paz”. “Por muitos anos investimos esforços na paz e agora a paz vai investir em nós. Isso trará grandes investimentos na economia de Israel, e isso é muito importante”. O Bahrein concordou em formalizar o acordo com o governo israelense durante uma cerimônia em 15 de setembro na Casa Branca, onde os Emirados Árabes Unidos também vão assinar seu acordo com Israel, anunciado no mês passado. (ANSA) Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br