LONDRES — Tudo o que muitas pessoas querem no Natal deste ano é um simples abraço, disse a rainha Elizabeth em mensagem festiva anual, lembrando que o momento é difícil para aqueles que perderam entes queridos devido à pandemia da Covid-19 ou foram separados por medidas de isolamento social.
Em discurso tradicional de Natal pré-gravado, a monarca de 94 anos falou repetidamente de esperança para o futuro, embora tenha reconhecido que milhões de britânicos estão impedidos de terem suas celebrações familiares neste ano.
Isolada, Elizabeth está no castelo de Windsor com seu marido, o príncipe Philip, de 99 anos.
— É claro que para muitos esta época do ano será tingida de tristeza; alguns lamentando a perda de seus entes queridos, e outros perdendo amigos e familiares distanciados por segurança. Tudo o que realmente querem no Natal é um simples abraço ou um aperto da mão — disse Elizabeth. — Se você está entre eles, não está sozinho. E deixe-me assegurar-lhe meus pensamentos e orações.
A pandemia custou cerca de 70 mil vidas ao Reino Unido, um dos piores balanços da Europa. O recente agravamento da crise, ligado, segundo as autoridades, a uma nova cepa do coronavírus de contágio mais rápido, levou o governo a revogar em muitas regiões a autorização para as famílias se reunirem no Natal.
A própria rainha deixou de passar o Natal em sua residência de Sandringham, Norfolk, no leste da Inglaterra, onde há mais de 30 anos compartilha as festas de fim de ano com seus filhos e outros membros da realeza.