Embaixador Abdollah Nekounam Ghadiri matem encontro com reitores de diferentes universidades do Mato Grosso
O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, visitou, na terça-feira (06), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde foi recebido pelo reitor professor Evandro Soares da Silva. O encontro abordou a possibilidade de parcerias na área de educação envolvendo as universidades sediadas naquele estado. Além da UFMT também estiveram presentes no encontro representantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Além do embaixador Ghadiri, participou da visita, o segundo secretário da embaixada do Irã, Amin Esmaeilpour Heravan
O embaixador acompanhou atentamente a explanação dos representantes das universidades e buscou traçar caminhos para parcerias em diferentes áreas de conhecimento. “A nossa presença aqui mostra o nosso interesse em todas as áreas que foram mencionadas. A minha primeira viagem aos estados brasileiros é aqui ao Mato Grosso e as relações dos nossos países são de muita amizade, além das relações comerciais há a busca por forte intercâmbio cultural e troca de conhecimento. É muito importante ter uma relação sólida e frutífera”, enfatizou Ghadiri.
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, exaltou o encontro com os representantes do Irã e apresentou iniciativas desenvolvidas pela universidade como parcerias com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU). “Com esta aproximação vamos quebrar barreiras e criar cada vez mais interação a partir do conhecimento. Além das áreas de agricultura e de saúde, que nós possamos ter proximidade em questões relacionadas à língua e a cultura a fim estabelecer laços entre o Irã e o Estado de Mato Grosso, que é um Estado rico”, disse o reitor da UFMT após apresentar caminhos para interações entre a UFMT e instituições iranianas.
A reitora da Unemat Vera Lúcia da Rocha Maquêa; a Secretaria de Relações Internacionais Caroline Pereira de Oliveira e também representantes da UFR, IFMT e do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT).Apresentaram ideias e projetos durante o encontro.
Fonte: UFMT