Instituto Brasil África (Ibraf) assinou memorando de entendimento, em Abu Dhabi, com a Trends Research & Advisory para cooperação técnica e científica. Presidente do Ibraf também teve reunião no Cairo com representante da FAO.
O Instituto Brasil África (Ibraf), que tem sede no Brasil, e o Trends Research & Advisory, que fica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, terão cooperação em pesquisas e eventos. Memorando de entendimento (MoU) que estabelece a parceria técnica e científica foi firmado na segunda-feira (1) pelo presidente do Ibraf, João Bosco Monte, e o CEO da Trends Research & Advisory, Mohammed Abdullah Al-Ali.
O Instituto Brasil África promove as relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e os países africanos e a Trends Research & Advisory é uma instituição de pesquisa independente. A assinatura ocorreu na sede da Trends Research & Advisory com a participação do embaixador do Brasil nos Emirados, Sidney Leon Romeiro.
Segundo informações divulgadas pelo Ibraf, o entendimento prevê pesquisas e estudos colaborativos sobre temas como segurança alimentar, mudanças climáticas, migração e segurança cibernética, assim como a facilitação de conferências, seminários e workshops.
“Este acordo permite a troca de experiências e percepções sobre questões de interesse comum, especialmente com foco crescente no continente africano, que tem atraído grande atenção global. Elogiamos o papel fundamental do Instituto Brasil África nessa empreitada, reconhecendo sua inestimável contribuição para o avanço dos esforços colaborativos no enfrentamento de desafios urgentes”, afirmou Al-Ali.
No material divulgado, Bosco disse que o Ibraf é a primeira instituição na América Latina a firmar parceria com a Trends Research & Advisory. Em março deste ano, a entidade de pesquisa inaugurou seu terceiro escritório no continente africano, na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Cooperação África, Brasil e Emirados
Em paralelo à cerimônia, foi realizada a Trend’s Global Dialogue Initiative, evento que promove o debate entre líderes globais. Monte e Romeiro foram os convidados da edição. Na ocasião, eles discutiram o papel fundamental da pesquisa científica nas relações internacionais e destacaram como a cooperação entre o Brasil e as nações africanas serve como pedra angular para promover parcerias Sul-Sul mais fortes.
O embaixador Romeiro destacou que o Brasil e os Emirados Árabes Unidos compartilham o mesmo objetivo de fortalecer a cooperação com a África. “Ambos os países têm um forte compromisso com a cooperação Sul-Sul e com a assistência ao desenvolvimento na maior parte do mundo, especialmente na África”, afirmou.
O presidente do Ibraf também teve encontro, na última quinta-feira (28), no Cairo, capital do Egito, com Abdulhakim Elwaer, diretor geral assistente da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e representante regional do Oriente Próximo e Norte da África. Eles falaram sobre cooperação em áreas como desenvolvimento de sistemas de irrigação para o cultivo de cana-de-açúcar e a melhoria das cooperativas agrícolas, entre outros tópicos. Monte ainda apresentou o Youth Technical Training Program (YTTP), principal projeto educacional do Ibraf voltado para jovens africanos que, em fevereiro, teve sua edição 2024 lançada durante a Cúpula da União Africana. Até o ano de 2025, o YTTP selecionará mil jovens africanos para uma imersão técnico-educativa no Brasil. O primeiro grupo chegará ao País em junho deste ano.
Fonte: ANBA