

O Instituto Chamaeleon , que já atendeu a mais de 200 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual , foi um dos escolhidos para receber apoio financeiro do GCCM. A entidade foi premiada este ano com o projeto Literatura que Cura, na oitava edição do Viva Leitura, na categoria 3, Territórios da Leitura. O concurso é realizado desde 2006 pelos ministérios da Educação e da Cultura, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Os resultados têm sido tão positivos que a psicanalista Beatriz Schwab, presidente e fundadora do instituto, pretende aprimorá-lo. “Quando chegam aqui, querem ficar na internet, como qualquer outro da idade deles, mas vamos incentivando a leitura e, no final, o livro passa a ser tudo na vida dessas crianças e adolescentes”, conta.
Atualmente, 52 crianças e adolescentes, vítimas de abuso e com dificuldades de aprendizagem, são atendidos pelo projeto, que dá prioridade a oficinas de leitura, produção de textos, desenho e narração de histórias nas sessões de terapia. Beatriz explica que o trabalho psicoterapêutico com base na leitura tem repercutido em melhor desempenho em sala de aula e redução dos casos de evasão.

Apadrinhamento – Quem visitou o Instituto Chamaeleaon e o indicou para receber o apoio financeiro das sedes diplomáticas foi a embaixatriz da Bélgica Chérine Loncke- Touma, diretora do GCCM. Ela já participa de um outro projeto da entidade chamado “Apadrinhe uma Criança”, criado há três anos. “Nós acompanhamos o andamento dos projetos, visitamos as entidades beneficiadas para ter certeza de que o dinheiro será bem usado”, explica Chérine.
O apadrinhamento consiste em uma contribuição mensal, com a opção de dois valores, R$ 50,00 ou R$ 100,00, pagos semestralmente. Esses recursos são usados para custear transporte, medicação e demais necessidades das famílias das crianças ou adolescentes. O Instituto Chamaeleon fica da CLSW 105, do Sudoeste. O telefone é 3234-2738. o Baile das Embaixadas também financiará projetos da Creche São Francisco, na Estrutural, da Abrace, e do Centro Socioeducativo Aníbal Maria.





