Embaixador Bolat Nussupov apresenta o projeto “Cazaquistão Único – História, Cultura, Natureza, Pessoas e Tradições”.
A embaixada do Cazaquistão no Brasil sediou, nesta sexta-feira (12), a apresentação do projeto informativo “Cazaquistão Único” que constitui uma série de publicações em redes sociais com foco na história, cultura, tradições e pontos turísticos do país. A iniciativa envolve uma série de publicações de alguns dos fatos mais interessantes, bem como fotos e vídeos sobre a história, as tradições e as atrações naturais do Cazaquistão. A atividade foi organizada pela embaixada do país em cooperação com o “Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil e a Universidade de Brasília, UnB. O projeto será oferecido online no Brasil nos próximos meses.
“O projeto “Cazaquistão Único”; vai mostrar alguns fatos interessantes sobre nosso país. Nem todo mundo sabe que o Cazaquistão é o berço das tulipas, das maçãs aport e dos cavalos Przewalski. No território do Cazaquistão havia impérios de nossos ancestrais – os antigos citas, hunos, turcos e mongóis”, disse o embaixador Nussupov.
O projeto, que já iniciou sua divulgação nas redes sociais, oferece um primeiro bloco de informações sobre a língua, a vida cotidiana do povo cazaque e a deslumbrante natureza do país, através de fotos e vídeos. Estudantes da UnB, integrantes do “Clube dos Amigos da Língua e Literatura Cazaque”, participaram do evento.
Fauna e Flora – “A incrível fauna e flora do Cazaquistão são únicas. Temos montanhas, florestas, estepes, desertos e lagos. O Mar Cáspio conecta o Cazaquistão com a Ásia Menor e o Cáucaso”, disse o diplomata ao lembrar da diversidade geográfica e das belezas naturais de seu país.” Desde altos picos montanhosos até vastas estepes e desertos, a paisagem cazaque é um espetáculo de contrastes que inspira poetas, músicos e artistas”, complementou o diplomata. Um dos exemplos mais destacados de toda esta beleza foi mostrada pelo trabalho do fotógrafo Abylkhan Kasteev, cujas obras foram expostas durante o evento.
O embaixador também destacou o vasto potencial turístico do Cazaquistão, que abrange desde o turismo ecológico até o turismo de negócios. As excelentes condições para o turismo esportivo incluem esqui, montanhismo, turismo aquático, equitação e ciclismo, entre outros. Todos esses aspectos serão apresentados em detalhes nos próximos blocos de informações do projeto “Cazaquistão Único”.
Jogos – O embaixador aproveitou a oportunidade para lembrar da importância dos quintos Jogos Nômades Mundiais, que serão realizados em Astana de 8 a 13 de setembro deste ano. Serão competições internacionais de esportes étnicos, baseadas nos jogos tradicionais dos povos nômades da Ásia Central. De acordo com Nussupov, o evento esportivo tem como objetivo preservar a cultura dos povos nômades do mundo, fortalecendo os laços culturais entre os cerca de 100 países participantes.Outro objetivo importante é aumentar o potencial turístico do país.
Patrimônio Cultural Único. A Segunda Secretária para Cooperação Cultural da Embaixada cazaque, Kairliyeva Aliya, explicou que o Cazaquistão é rico não apenas em sua beleza natural, mas também em seu rico patrimônio cultural. “O patrimônio cultural cazaque é único, abrangendo diferentes épocas, desde os tempos dos antigos nômades até o dia de hoje, e muitos desses lugares estão incluídos na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO”.
Ao exemplificar, citou o mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, no Turquestão, que não é apenas uma obra-prima arquitetônica, mas também um local de visitação para os muçulmanos. “achados arqueológicos em lugares como Sauran e Otyrar falam sobre a rica história do comércio e das trocas culturais durante a Grande Rota da Seda”, complementou.