Embaixadora Pavla Havrliková comemora a data enfatizando as relações diplomáticas e econômicas com o Brasil
A Embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrliková, celebrou, na noite de quarta-feira (26), em sua Residência Oficial, o Dia Nacional do país, comemorado anualmente em 28 de outubro. A data marca o aniversário da criação do primeiro estado independente da República Tcheca em 1918.
A diplomata iniciou seu discurso parabenizando toda a sociedade brasileira pela presidência do grupo de países do G-20 que acolhe uma série de importantes reuniões internacionais de mais alto nível. Havrliková destacou que o marco principal das relações diplomáticas com o Brasil foi a visita do Ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Jan Lipavský (Após mais de vinte anos no nível do Chefe da Diplomacia Tcheca).
De acordo com a embaixadora, o ano de 2024 está sendo crucial para ambas as partes no domínio da cooperação econômica, mais precisamente da cooperação na esfera da defesa e da indústria aeronáutica e espacial. “As negociações relacionadas à aquisição de duas aeronaves Embraer C-390 estão em estágio demasiadamente avançado. Trata-se de um projeto ambicioso do qual participa a empresa tcheca Aero Vodochody, afirmou.
Pavla lembrou ainda que, em maio deste ano, ocorreu a maior missão de representantes do grupo Embraer à República Tcheca. Segundo ela, o grupo se reuniu com mais de oitenta empresas, institutos de pesquisa e universidades tchecas. “Os contatos estão começando a se desenvolver de forma muito promissora em diversas áreas”, informou.
Cultura – No plano cultural, destacou o foco na arquitetura tcheca moderna com a elaboração de projetos entre as universidades tchecas e brasileiras, tanto em intercâmbios estudantis como em projetos conjuntos que estão contribuindo positivamente pata elevar as relações entre os dois países a um novo patamar.
Para celebrar os 100 anos da morte do escritor praguense Franz Kafka, a embaixada, juntamente com os consulados e instituições culturais em todo o Brasil, irão homenagear esse escritor em março de 2025 com a exposição Kafka em movimento no Centro Cultural Banco do Brasil. “Será o mais complexo e extenso projeto de pintura tcheca moderna contemporânea, organizado pela nossa missão diplomática”, disse a embaixadora.
Os tchecos comemoram também o centenário de nascimento de Vladimír Kozák, etnógrafo, fotógrafo e viajante tcheco que dedicou a maior parte de sua vida profissional ao estudo das tribos indígenas, especialmente nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Destacou ainda a forte presença da comunidade tcheca no Sudeste e Sul do Brasil, que são de extrema importância para a difusão da cultura e tradição da República Tcheca.
UE – A embaixadora mencionou outra data importante este ano; a República Tcheca completa 20 anos de adesão à União Europeia juntamente com outros países, e, desde então, o país compartilha com os demais membros do Bloco, valores democráticos, a livre circulação de pessoas, o mercado comum, mas acima de tudo a garantia da segurança.
Representando a Secretária de Europa do Itamaraty, Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, o Assessor João Francisco Campos da Silva Pereira, ressaltou que a história tcheca é marcada pela resiliência e criatividade do seu povo, que ao longo dos séculos contribuiu enormemente para as artes, a ciência, a filosofia e que, ainda hoje, inspira gerações ao redor do mundo”. De acordo com Escorel, para o ano de 2025, há planos para que o diálogo político bilateral permaneça em um nível mais elevado. “No atual cenário geopolítico, cada vez mais complexo, Brasil e República Tcheca devem fortalecer sua parceria em torno de valores comuns, como a defesa da democracia, da liberdade de expressão, além de juntar forças para avançar na premente reforma das instituições de governança global”, disse o assessor.