A Embaixada da Indonésia celebrou na noite de 20 de agosto, a independência do país em sua sede, em Brasília. Durante o evento, que contou com a presença de membros do governo brasileiro e do corpo diplomático, embaixadores, jornalistas e convidados, o embaixador Edi Yusup frisou a cooperação entre Brasil e Indonésia, já que ambos estão prestando suporte nas áreas de economia, política e segurança.
“O nosso comércio bilateral alcançou no primeiro semestre de 2019, 1.8 bilhões de dólares, ou seja, um crescimento de mais de 30 por cento em relação ao ano passado. Nós acreditamos que esse número vai crescer ainda mais seguindo a intensificação dos contatos de governo para governo e empresa para empresa”, salientou o embaixador.
Durante seu discurso, Edi Yusup também relembrou que no mês de julho foi fundado na Câmara dos Deputados, o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Indonésia, que de acordo com o diplomata, “em apenas um mês fortaleceu muito as relações entre os dois países”.
Durante a cerimônia, a dança Pendet, típica do país, foi apresentada aos convidados. Criada em Bali, no início era uma dança de adoração, apresentada nos templos religiosos. Hoje essa dança simboliza o acolhimento dos deuses que descem do céu à terra.
Independência
A Indonésia percorreu um longo caminho para conseguir sua liberdade sob o domínio colonial da Holanda. A luta pela independência durou quatro anos: da proclamação da República Independente da Indonésia, em 1945, até seu reconhecimento e a retirada dos holandeses, em 1949.
Os quatro séculos de colonização holandesa e a Segunda Guerra Mundial determinaram a luta pela independência no país. Em 1918, as autoridades holandesas criaram o Conselho do Povo, mas os nacionalistas não aceitaram a participação de indonésios numa administração controlada pelos Países Baixos.
O Japão ocupou a Indonésia em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, e expulsou os holandeses. A 17 de agosto de 1945, dois dias após a capitulação japonesa diante dos Aliados Ocidentais, os líderes nacionalistas Sukarno e Hatta proclamaram a independência.
No começo de 1946, os holandeses tentaram restabelecer o domínio colonial, mas os indonésios estavam decididos a não ceder. Depois de quatro anos de guerrilhas e da ameaça de boicote econômico pelos Estados Unidos, a independência foi reconhecida em dezembro de 1949.