Índios Brasileiros
Fascinado não só pela beleza e pela riqueza cultural do grupo, mas também pela sua história de preservação de costumes e tradições, Stuckert passou a percorrer o Brasil em busca desses povos tradicionais e seus hábitos de vida. Das suas andanças surgiu o projeto Índios Brasileiros que retrata com sensibilidade e precisão a pluralidade dos grupos indígenas do país.
O Brasil abriga mais de 300 povos indígenas. São cerca de 900 mil índios, presentes em todas as regiões do país. Os grupos vivem segundo suas tradições, com seus cantos, crenças e saberes. 274 línguas indígenas já foram catalogadas. Alguns desses grupos seguem isolados. Stuckert teve a rara oportunidade de registrar um deles. Em 2016, ao sobrevoar a floresta Amazônica, o fotógrafo e sua equipe avistaram um grupo identificado como índios do Maitá.
As fotos ganharam o mundo pelas páginas da National Geographic e são testemunha de uma curiosidade mútua – do fotógrafo e dos índios fotografados. Em uma das fotos, o índio empunha arco e flecha na direção do helicóptero. Fotos do projeto Índios Brasileiros acumulam prêmios e menções internacionais.
Biografia – Ricardo Stuckert tem mais de trinta anos de profissão. Seu primeiro contato com a Amazônia foi em 1997, quando a semente do projeto Índios Brasileiros foi plantada. Desde então, visitou diversas comunidades indígenas – da floresta amazônica ao sertão alagoano. Foi o fotógrafo oficial da Presidência da República, entre 2003 e 2011. Com vasta experiência em fotojornalismo, Stuckert também trabalhou para publicações como o jornal O Globo e as revistas Veja, Caras e IstoÉ
Exposição Índios Brasileiros – Ricardo Stuckert
Aliança Francesa de Brasília SEPS Qd 708/907 – Asa Sul
De 24/01 a 29/02,
De segunda à sexta, das 8h às 20h
Sábado, das 9h às 12h
Entrada franca
Serviço
Contato: Fernanda Isidoro – Assessora de imprensa
da Embaixada da França
fernanda.isidoro@diplomatie.gouv.br
61 99966-477
Ricardo Stuckert estará disponível para entrevista no dia 23/01, a
partir das 18h30, durante a abertura da exposição.
Fotos que compõem a exposição poderão ser cedidas para
publicação.
O evento é organizado pela Embaixada da França em parceria com a
Aliança Francesa de Brasília