• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 3

Indígenas fecham estradas na Guatemala para exigir renúncia do presidente

10 de dezembro de 2020
em Destaque 3, Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Centenas de indígenas protestam nesta quarta-feira (9) com o fechamento de uma estrada no oeste da Guatemala, em mais um dia de manifestações para exigir a renúncia do presidente Alejandro Giammattei, que enfrenta uma crise devido a alegações de falta de transparência em sua gestão.

O protesto foi convocado pela liderança do grupo 48 Cantones de Totonicapán, uma das principais organizações indígenas que desde o fim de novembro se uniu à rejeição contra Giammattei após a aprovação do orçamento nacional, revogada depois de queixas de que o projeto não respondia aos problemas sociais.

“Renuncie, Giammattei”, “Rejeitamos a corrupção”, “48 cantões contra os corruptos”, dizem algumas faixas colocadas pelos manifestantes nas cinco barreiras relatadas pela imprensa em diferentes áreas da cidade de Totonicapán. Até agora não foram registrados incidentes violentos.

O protesto também pede a renúncia dos deputados que aprovaram o polêmico orçamento e a destituição do ministro do Interior, Gendri Reyes, que foi apontado como responsável pelos abusos policiais em manifestações anteriores.

Giammattei, um médico de direita de 64 anos, vive uma das piores crises desde que assumiu o cargo em 14 de janeiro, depois que o Congresso, controlado pelo partido governista e seus aliados, aprovou o orçamento do próximo ano em meados de novembro sob acusações de corrupção e de ignorar as demandas sociais.

As reivindicações dos cidadãos eclodiram em 21 de novembro, com um protesto pacífico no centro da capital. Até que um grupo de encapuzados incendiou parte do Congresso, desencadeando confrontos entre manifestantes e policiais, nos quais a brutalidade das forças de segurança foi denunciada.

Dias mais tarde, os deputados suspenderam o orçamento, mas os protestos continuaram e, no sábado retrasado, um grupo pôs fogo em um ônibus em frente ao Palácio Nacional e atacou vários policiais do choque.

Em 20 de novembro, o vice-presidente Guillermo Castillo pediu a Giammattei que os dois renunciassem juntos “pelo bem do país”, acusando-o de não atender às demandas da população por transparência.Porém, na semana passada, em uma tentativa de acalmar as tensões, Giammattei e Castillo apareceram em uma coletiva de imprensa e pediram “diálogo e acordo”.

As comunidades indígenas também afirmam que não foram incluídas nas discussões convocadas pelo governo para resolver a crise, uma reclamação liderada por Rigoberta Menchú, ganhadora guatemalteca do Prêmio Nobel da Paz.A manifestação indígena exige também a redução do custo da energia elétrica e de alimentos básicos, demanda recorrente dos povos organizados no oeste do país.

Tags: Alejandro GiammatteiGuatemalaIndígenasrenúncia
Notícia Anterior

Vacina da Pfizer contra a covid não deve ser tomada por alérgicos, diz Inglaterra

Próxima Notícia

Dia dos Direitos Humanos

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Dia dos Direitos Humanos

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In