Plenário do Senado confirmou o nome dos diplomatas para assumir a chefia da missão
Renato Mosca de Souza vai chefiar a embaixada do Brasil na Itália. Ele foi confirmado, na quinta-feira (22) pelo Plenário do Senado confirmou o nome de do diplomata Renato Mosca de Souza para a chefia da embaixada brasileira em Roma, capital da Itália. A embaixada em Roma também atende as relações do Brasil com as repúblicas de San Marino e Malta.
Atualmente, Renato Mosca de Souza é cônsul-geral do Brasil em Vancouver, no Canadá. Antes, foi embaixador na Eslovênia e chefe do cerimonial da Presidência da República, entre outros postos.
O relatório pela aprovação, elaborado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e apresentado pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), destacou o estoque expressivo de investimentos de empresas italianas na economia brasileira, além da relevância do comércio bilateral. Apenas entre janeiro e março de 2023, as trocas bilaterais alcançaram US$ 2,5 bilhões.
Em relação às trocas bilaterais, Renato Mosca de Souza ressaltou, durante a sabatina na Comissão Relações Exteriores (CRE), que o comércio entre os dois países está em expansão.
Já o diplomata Ricardo Guerra de Araújo é o novo embaixador do Brasil na Romênia. A indicação dele foi também foi aprovada pelo plenário do Senado. Araújo foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na semana passada.
Na ocasião, ele falou sobre o posicionamento da Romênia em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia e afirmou que o país é um dos maiores críticos da ação russa no âmbito das Nações Unidas e do Tribunal Penal Internacional. A Romênia faz fronteira com a parte ocidental da Ucrânia e também compartilha espaço marítimo no Mar Negro.
A Romênia vem apoiando as sanções econômicas para isolar Moscou no cenário internacional, praticamente desde o início do conflito com a Ucrânia. Também fornece importante apoio à Ucrânia, acolhendo refugiados, prestando ajuda energética e humanitária bastante relevante à nação vizinha, além de já ter facilitado o transporte de 13,5 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia para o resto do mundo — informou Guerra.
Ricardo Guerra de Araújo é o atual embaixador brasileiro na Nigéria, posto que ocupa desde 2018. Ele já foi chefe da Divisão de Europa do Ministério das Relações Exteriores (2004-08) e ministro-conselheiro nas embaixadas do Brasil na França (2008-14) e na Bulgária (2014-17).