Evento que acontece uma vez ao mês, reúne artistas para promover a poesia brasileira e indiana.
| Oda Paula Fernandes
O encontro informal na embaixada da Índia reuniu quatro artistas da poesia brasileira, no último dia 23, na 9ª edição do “Chá com Letras”, promovido pela embaixada da Índia para apresentação de obras poetas dos dois países. A iniciativa é do poeta-diplomata Abhay Kumar, o novo Chefe Adjunto da Missão da Índia para o Brasil, com o apoio do poeta brasileiro Marcos Freitas, quem fez a apresentação dos poetas convidados: Alceu Brito Corrêa, João Carlos Taveira, Rômulo Neves e Sóter.
Em clima que mais parecia os antigos saraus franceses: à luz de velas! Isso porque, devido às chuvas, houve uma falha no fornecimento de energia justamente na hora do evento – artistas e convidados interagiam na leitura dos poemas emocionando os presentes. Emoção acrescida de um pôr do sol digno de aplausos, desse que só se vê no Cerrado Brasiliense.
Ao recitar os poemas, cada artista interpretava suas histórias, as quais se confundiam com as histórias dos espectadores. A sutileza e habilidade dos arranjos davam vida às palavras que cruzaram décadas, retrataram épocas, bem como desenharam cenários dignos de reprise. O “Chá com Letras” será realizado a cada mês, na embaixada indiana, em Brasília.
Artistas convidados –
João Carlos Taveira – Mineiro de Caratinga, nasceu em 17 de setembro de 1947. Em 2 de outubro de 2012, foi homenageado pelo grupo POEMAÇÃO na Biblioteca Nacional de Brasília, participou da 29ª edição do Sarau Videoliteromusical Poemação. Em 14 de março de 2013, o grupo POEMAÇÃO, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, promoveu o Sarau do Beijo, realizado pela Universidade de Brasília. Durante 10 anos, foi editor da revista Literatura, de Nilto Maciel, e editou também a revista DF-Letras, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por cinco anos. Pertence à Academia Brasiliense de Letras, à Academia de Letras do Brasil, à Associação Nacional de Escritores e ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, de que foi vice-presidente. Em 1994, recebeu do Governo do Distrito Federal a Comenda da Ordem do Mérito Cultural de Brasília e foi Conselheiro de Literatura no FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.
Acesse obras do autor
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Taveira
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/joao_carlos_taveira.html
José Luiz do Nascimento Sóter – Poeta brasiliense da geração mimeógrafo, o goiano Sóter é um assumido amante da capital federal. Com 14 obras lançada pelo selo SEMIM Edições, que ele mesmo criou para as publicações de colegas da poesia marginal dos anos 70 e 80, Sóter contempla os encantos e desencantos da cidade sem cantos em boa parte de seus livros. Outra paixão do autor é o “Nordeste”, que sempre foi motivo de saudade e alegria em seu coração.
Acesse obras do autor
http://soterpoesia.blogspot.com/2007/11/o-oculista.html
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/soter.html
Rômulo Neves – Goiano de Anápolis, nasceu 1977. Como diplomata, morou na Venezuela, Suriname e Etiópia. É Mestre em Sociologia pela USP e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco. Foi jornalista na Folha de São Paulo e na Gazeta Mercantil. Atualmente, além de seu trabalho como diplomata, apresenta o programa Jazz Brasil, transmitido pela Rádio Nacional, em Brasília, e pela Rádio MEC/FM, no Rio, e mantém a coluna de literatura Dedo de Prosa no Metrópoles.