O Primeiro-Ministro pediu, no dia 17 de julho, um multilateralismo reformado, com as Nações Unidas reformadas em seu centro. Nosso lema de ‘Sabka Saath, SabkaVikaas, Sabka Vishwas’ ressoa com o princípio central dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de não deixar ninguém para trás. “Enquanto avançamos no caminho do desenvolvimento, não esquecemos nossa responsabilidade em relação ao nosso planeta”, disse Modi. Segundo ele, o sistema de saúde de base está ajudando a Índia a alcançar uma das melhores taxas de recuperação do mundo na luta contra a COVID.
O Primeiro-Ministro discursou em palestra principal virtualmente na sessão de alto nível deste ano do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), em Nova Iorque. Este foi o primeiro discurso do Primeiro-Ministro a um número maior de membros da ONU desde a eleição esmagadora da Índia como membro não permanente do Conselho de Segurança em 17 de junho, para o período 2021-22. O tema do Segmento de Alto Nível do Conselho Econômico e Social deste ano é “Multilateralismo após o COVID19: Que tipo de ONU precisamos no 75º aniversário”. Coincidindo com o 75º aniversário da fundação da ONU, esse tema também ressoa com a prioridade da Índia para sua futura adesão ao Conselho de Segurança da ONU.
Em seu discurso, Modi lembrou a longa associação da Índia com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e o trabalho de desenvolvimento da ONU, inclusive para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele observou que o lema de desenvolvimento da Índia de ‘Sabka Saath, Sabka Vikaas, Sabka Vishwas’ (juntos, para o crescimento de todos, com a confiança de todos) ressoa com o princípio central dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de não deixar ninguém para trás.
O Primeiro-Ministro destacou que o sucesso da Índia em melhorar os indicadores socioeconômicos de sua vasta população tem um impacto significativo nas metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele falou sobre o comprometimento da Índia de também apoiar outros países em desenvolvimento no cumprimento de suas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Modi falou sobre os contínuos esforços de desenvolvimento da Índia, inclusive para melhorar o acesso ao saneamento por meio da “Swacch Bharat Abhiyan” (Missão Índia Limpa), capacitando mulheres, assegurando inclusão financeira e expandindo a disponibilidade de moradia e assistência médica por meio de esquemas emblemáticos como o “Habitação para todos” e o esquema “Ayushman Bharat.”
O Primeiro-Ministro também destacou o foco da Índia na sustentabilidade ambiental e na conservação da biodiversidade e lembrou o papel de liderança da Índia no estabelecimento da Aliança Solar Internacional e da Coalizão de Infraestrutura de Resiliência à Desastre. Falando sobre o papel da Índia em sua região como respondente imediato, o Primeiro-Ministro lembrou o apoio prestado pelo governo indiano e pelas empresas farmacêuticas indianas para garantir suprimentos de medicamentos para diferentes países e para coordenar uma estratégia de resposta conjunta entre os países da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional – SAARC. Essa foi a segunda vez que o Primeiro-Ministro discursou ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.