O novo cabo submarino ,de quase 2300 KM de comprimento, conectará Chennai, localizado no extremo sul da Índia e Port Blair, na Baía de Bengali. Ele também vai interligar Port Blair a Swaraj Dweep (Havelock), Little Andaman, Car Nicobar, Kamorta, Great Nicobar, Long Island e Rangat. Segundo o governo indiano, essa conectividade permitirá a entrega de serviços de telecomunicações móveis e fixos mais rápidos e confiáveis para as Ilhas Andaman e Nicobar, em igualdade com outras partes da Índia. A pedra fundamental para este projeto foi lançada pelo Primeiro Ministro, em 30 de dezembro de 2018, em Port Blair.
O link do submarino OFC fornecerá largura de banda de 2 x 200 Gigabits por segundo (Gbps) entre Chennai e Port Blair, e 2 x 100 Gbps entre Port Blair e as outras ilhas. “O fornecimento de instalações confiáveis, robustas e de alta velocidade de telecomunicações e banda larga nessas Ilhas será uma conquista marcante do ponto de vista dos consumidores, bem como por razões estratégicas e de governança. Os serviços móveis 4G, que foram limitados devido à largura de banda de backhaul limitada fornecida via satélite, também verão uma grande melhoria”, disse o comunicado.
Boons de conectividade de telecomunicações e banda larga – O governo indiano acredita que a conectividade aprimorada de telecomunicações e banda larga promoverá o turismo e a geração de emprego nas Ilhas, dará um impulso à economia e elevará os padrões de vida. Uma melhor conectividade, segundo o comunicado, também promoverá a prestação de serviços de e-Governança, como telemedicina e teleessurádico. “As pequenas empresas se beneficiarão de oportunidades no e-commerce, enquanto as instituições de ensino utilizarão a maior disponibilidade de largura de banda para e-learning e compartilhamento de conhecimento. Os serviços de terceirização de processos de negócios e outras empresas de médio e grande porte também colherão os benefícios de uma melhor conectividade”, afirma o documento do governo.