[:pb]Evento teve abertura e realização de aulas simultaneamente no mundo
| Oda Paula Fernandes
A embaixada Índia no Brasil comemorou na manhã desta terça-feira (21), pela segunda vez, o Dia Internacional
da Ioga. No gramado do Museu dos Povos Indígenas, em Brasília, praticantes de yoga brasileiros e de várias nacionalidades representadas pelo membros do corpo diplomático, puderam participar do maior evento em prol do bem estar e assistir a apresentação de danças típicas da Índia. O evento teve abertura oficial simultânea em várias partes do mundo.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, via satélite, deu início global à festa em um dos maciços atos convocados. Com objetivo de quebrar a marca estabelecida no Livro dos Recordes e para transmitir ao mundo o “poder suave” da prática milenar, as embaixadas indianas realizaram em 2016 o “aulão” aberto ao público. A primeira edição foi realizada em 21 de junho de 2015 – ano em que a Organização da Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de junho sendo o dia da Yoga – no centro de Nova Délhi.
A funcionária pública aposentada, Tereza Braga, praticante há 30 anos a yoga é uma filosofia, um estilo de vida. “É uma prática muito prazerosa para mim, me trás energia e flexibilidade, uma tranquilidade que busco muito porque não sou naturalmente muito calma e naqueles raros momentos eu fico tranquila, tiro todos os problemas da cabeça. Aliado a isso, adoto o uso de comer alimentos mais saudáveis”, conta Braga.
Na embaixada da Índia, em Brasília, há aulas gratuitas, com espaço adequado e instrutores de yoga para atender ao público externo. Com aulas às segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras, das 17h30 às 19h, quem quiser conhecer ou mesmo praticar a modalidade, basta comparecer e se inscrever.
História – Criada na Índia, a yoga tem registros de mais de dez mil anos. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que todos pratiquem hábitos e estilos de vida saudáveis para marcar o Dia Internacional da Ioga. “Todos devem assumir o compromisso de união com os seres humanos, sem se importar com raça, religião, idade, gênero ou orientação sexual”, afirma Ban.
O Dia Internacional da Ioga tem como foco o importante papel que uma vida saudável tem no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados por todos os 193 Estados-membros da ONU. Milenar, a yoga é uma prática espiritual, mental e física antiga que teve origem na Índia e simboliza a união do corpo e da consciência.
Benefícios – O sedentarismo está ligado a várias doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas do coração. Todas elas estão entre as principais causas de morte no mundo. Ao melhorar a condição física, ao aprender com a yoga como respirar corretamente e a reduzir o estresse, a pessoa que pratica aumenta a qualidade e a expectativa de vida ao cultivar estilos de vida saudáveis.