O sistema tributário visa ser integrado, sem interação humana (em inglês faceless), Segundo o governo indiano, o número de contribuintes é significativamente baixo, com apenas 15 milhões pagando impostos em um país de 1,3 bilhão de pessoas. O Primeiro-Ministro exortou as pessoas a pagarem seus devidos impostos de renda. Com o lançamento do Estatuto Tributário, o contribuinte tem a garantia de um comportamento justo, cortês e racional, garante o Primeiro-Ministro
A plataforma estará disponível em todo o país a partir de 25 de setembro, ou seja, no aniversário de nascimento de Deen Dayal Upadhyay, líder político indiano. “Fornecer acesso aos bancos a quem não tem, assegurar os não assegurados, financiar quem não dispõe de financiamento e honrar os honestos, esse é o foco do governo”, afirmou Modi. Segundo ele, a ênfase está em tornar cada lei e política centrada nas pessoas e amigável ao público, em vez de centrada no poder. O Primeiro-Ministro afirmou que a nova plataforma, além de interação humana, também objetiva aumentar a confiança do contribuinte e torná-lo destemido.
O Primeiro-Ministro disse que a estrutura tributária do país precisava de reformas fundamentais, já que a estrutura tributária anterior foi desenvolvida a partir daquela criada durante períodos pré-independentes. Mesmo as várias mudanças feitas durante os períodos pós-independência não alteraram seu caráter fundamental. A seu ver, a complexidade do sistema anterior dificultava sua adaptação. Modi afirmou que leis e procedimentos simplificados facilitam o cumprimento desses. Um exemplo é o GST (Tributo sobre Bens e Serviços), disse ele, que substituiu dezenas de impostos.