A Data Nacional do país foi celebrada em dois eventos animados que contaram com música e a despedida do embaixador turco que se aposenta este ano
Raquel Pires
Fotos: Eliane Loin
A Embaixada da Turquia comemorou o 95º aniversário de independência com uma recepção organizada na sede da representação diplomática pelo Embaixador Ali Kaya e um concerto da dupla turca Mehmet Yasemin e Eren Aydogan, no Cine Brasília. A data marca a intervenção de Mustafa Kemal Atatürk, que após declarar a república no país e votar na Grande Assembleia Nacional em 29 de outubro de 1923, foi eleito primeiro presidente da República da Turquia.
A festividade ocorreu na segunda-feira (29) e contou com a presença do Ministro da Justiça Torquato Jardim, diplomatas, jornalistas, turcos e amigos. Já a apresentação dos músicos vindos diretamente da Turquia ocorreu na terça-feira (30), juntamente com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
No evento de segunda-feira, o embaixador da Turquia Ali Kaya Savut, agradeceu a presença dos convidados, a cordialidade e carinhos dos brasileiros. Especialmente porque o diplomata aproveitou o seu discurso para se despedir, após ficar dois anos no Brasil, e anunciar sua aposentadoria. Ele também ressaltou as relações diplomáticas entre Brasil e Turquia, que sempre foram boas, devendo sempre permanecer fortes pois já duram 160 anos.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, mandou uma mensagem que foi lida para todos os presentes na festa. Nela, Erdoğan afirmou que continuará trabalhando para que a Turquia cresça cada vez mais. “Em nossa luta para levar nosso país acima do nível da civilização contemporânea, vejo cada passo que damos para uma democracia avançada e uma economia forte como uma esperança para o nosso glorioso futuro”, dizia.
Deliciosas comidas típicas e muita música embalaram os presentes na festa que ocorreu na sede da embaixada. Fogos de artificio também abrilhantaram a noite, embelezando o céu.
Concerto Turco – Na terça-feira (30), a comemoração turca continuou no Cine Brasília, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência do Maestro Claudio Cohen e participação especial dos artistas turcos Mehmet Yasemin, violinista, e Eren Aydogan, pianista.
A orquestra sinfônica apresentou obras de Carlos Gomes, Yasemin performou Henryk Wieniawski e Aydogan, Maurice Ravel. Para fechar o concerto, também tocou o repertório do Georges Enescu.
Nascido em İzmir, Turquia, Mehmet Yasemin começou sua educação musical em 1989 no Conservatório Estadual Dokuz Eylul İzmir. Yasemin continua a se apresentar regularmente com o Trio Hermias na Turquia e na Europa, e também atua na faculdade do Conservatório Estadual de Belas Artes da Universidade Mimar Sinan desde 2012.
Já Eren Aydoğan começou sua carreira no Conservatório Estatal da Universidade de Istambul aos 11 anos de idade. Com 16 anos, graduou-se no conservatório e ganhou bolsa integral para estudos de pós-graduação no Trinity College of Music, em Londres, Inglaterra. Durante seus estudos de pós-graduação, Aydoğan ganhou vários prêmios em competições de piano e música de câmara. Atualmente, atua na faculdade do Conservatório Estadual de Mimar Sinan, Istambul.
História – A dissolução do Império Otomano, controlado pelos turcos, foi uma consequência direta da Primeira Guerra Mundial, quando as potências aliadas derrotaram as potências centrais na Europa e as forças otomanas no teatro do Oriente Médio. Ao final do conflito, o governo otomano entrou em colapso e o Império foi conquistado e partilhado entre as potências vitoriosas. Nos anos seguintes, diversos novos Estados independentes emergiram a partir do território otomano, cuja parte central se tornou a República da Turquia.
O tratado de Sèvres, celebrado em agosto de 1920 entre o Império Otomano e as potências aliadas na Primeira Guerra Mundial, formalizou a paz entre as partes após o conflito e determinou o desmembramento do território otomano. A Turquia foi dividida entre as potências aliadas, e Istambul permaneceu sob controle turco.
Porém, uma articulação contra os aliado começou, dando origem a Guerra de Independência Turca. Nela, o comandante Mustafá Kemal, recrutou um exército, expulsou as tropas gregas, italianas e francesas, enfrentou a República da Armênia e chegou a ameaçar os britânicos. Os revolucionários turcos também formaram um parlamento em Ancara.
Finalmente, a proclamação da república foi declarada em 29 de outubro de 1923. O califado – último resquício imperial – foi oficialmente abolido meses depois, em 3 de março de 1924 e Kemal foi escolhido para o cargo de primeiro Presidente da nova república.