Embaixador do Japão, Hayashi Teiji, celebra o natalício do líder japonês e aproveita a data para fazer um balanço das relações bilaterais
A residência oficial do embaixador do Brasil Hayashi Teiji sediou, no dia 07, a festa de comemoração do aniversário de 64 anos de Naruhito, o 126º imperador do Japão, cuja ascensão do ao trono se deu em 2019. Naruhito celebra mais um ano de vida em 23 de fevereiro. O Embaixador Teiji, iniciou seu discurso lembrando que Sua Majestade o Imperador Naruhito, então príncipe herdeiro, visitou o país em três ocasiões mostrando que possui “laços profundos com o Brasil”. O ano passado foi um ano de aprofundamento das relações bilaterais, segundo o diplomata.
O diplomata disse, em sua fala, que o Japão e o Brasil são parceiros estratégicos que compartilham valores fundamentais, tais como liberdade, democracia, estado de direito e direitos humanos. Hayashi Teiji lembrou que essa aproximação maior se iniciou com a visita da Embaixadora em Missão Especial, Deputada Yuko Obuchi, para participar da cerimônia de posse presidencial, seguida pela visita do então Ministro das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, ao Brasil, e pela visita do Presidente Lula ao Japão em maio, durante a Cúpula do G7 em Hiroshima, presidida pelo Japão, aprofundando ainda mais a amizade entre nossos dois países.
O embaixador afirmou que as relações bilaterais deste ano foram abertas com uma conversa telefônica entre o Presidente Lula e o Primeiro Ministro Kishida em 10 de janeiro. Ambos os líderes concordaram em cooperar no G20, presidido pelo Brasil este ano, e com a promoção de relações comerciais e de investimento. Na semana passada, o presidente da APEX, Jorge Viana, visitou o Japão para preparar o pavilhão brasileiro na Osaka Kansai Expo 2025 (dois mil e vinte cinco). “Espera-se que este ano muitas autoridades governamentais japonesas visitem o país para reuniões relacionadas ao G20, e esta será uma oportunidade para fortalecer ainda mais as relações bilaterais”, diise Teiji.
A isenção de visto de curto prazo para brasileiros foi citada como “um dos resultados mais significativos” do bom relacionamento entre os dois países, além das diversas visitas de alto nível. “É a primeira na história das relações bilaterais”, lembrou. Segundo Hayashi Teiji, desde a implementação dessa medida, no final de setembro em 2023, um número ainda maior de brasileiros visitou o Japão. O embaixador informou que, em outubro do ano passado, logo após a introdução da isenção de visto, o número de visitantes do Brasil ao Japão foi de 7.265 representando um aumento de 56% em comparação ao mesmo mês em 2019, antes da pandemia.
“Nós, da Embaixada, nutrimos a expectativa de que a promoção do turismo estimule ainda mais os intercâmbios pessoais, econômicos e culturais entre nossos dois países. Além disso, este ano oferece uma oportunidade importante para que ambos os países trabalhem juntos de forma mais próxima como “parceiros estratégicos globais”, discursou Teiji.
Ao mencionar a área econômica, o embaixador afirmou que o Japão e o Brasil têm uma longa história de cooperação. Segundo ele, atualmente, cerca de 700 (setecentas) empresas japonesas atuam no Brasil, e desempenham um papel importante na promoção das relações econômicas entre ambas as nações. No final do ano passado, foi aprovado um sistema de reforma tributária. Teiji disse que “há uma grande expectativa de que isso melhore o ambiente de negócios no Brasil e contribua para uma maior atividade econômica entre o Japão e o Brasil”.