O imperador Naruhito do Japão fará uma visita de Estado ao Reino Unido na primavera, a primeira organizada pelas autoridades britânicas após o Brexit, anunciou o Palácio de Buckingham nesta terça-feira (14/1). No trono desde maio, o imperador e sua esposa, a imperatriz Masako, vão se hospedar no castelo de Windsor, ao oeste de Londres, acrescentou o Palácio em um comunicado.
Após o Brexit, o Reino Unido buscará negociar acordos de livre-comércio com outras nações, como o Japão. A última destas visitas no reinado de Elizabeth II, de 93 anos, que implicam grande pompa e honras, remonta a junho passado quando a monarca recebeu o presidente americano, Donald Trump.
Esta será a terceira visita de Estado de imperadores japoneses ao Reino Unido nos 68 anos de reinado de Elizabeth II. Em 1971, a soberana inglesa recebeu Hirohito, avô do atual imperador e, em 1998, Akihito, que agora tem o título de imperador emérito. A reina da Inglaterra e seu marido, príncipe Philipe, agora com 98 anos, fizeram uma visita de Estado ao Japão em 1975