São Paulo – A necessidade de fazer turismo interno por causa das restrições de circulação impostas pela covid-19 colocou em alta na Arábia Saudita um conjunto de ilhas do Mar Vermelho apelidadas de Maldivas Sauditas. Em reportagem sobre o local, o site do jornal saudita Arab News descreve a província de Umluj, onde ficam as praias, como o destino turístico mais quente deste verão no país árabe. É período de férias escolares e costuma fazer muito calor na Arábia Saudita. O país está fechado para voos internacionais.
Areias brancas, águas azuis profundas e recifes de corais ocultos são algumas das atrações da costa do Mar Vermelho na província. Khalid Khayat, proprietário de um acampamento com vista para o mar em Umluj, o Royal Tours Permanent Camp, conta que a área é conhecida por ter as melhores praias sauditas há tempos no país, mas ganhou reconhecimento global depois que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman o visitou e anunciou o projeto Mar Vermelho em 2017 para atração de turistas.
“Existem 99 ilhas com belas praias. As pessoas chamam de Maldivas Sauditas”, disse Khayat ao Arab News. Em função da variedade de recifes, as praias são propícias para o mergulho. “Você raramente encontra recifes em uma variedade de cores, formas e tamanhos como os de Umluj. Honestamente, é como mergulhar no paraíso “, disse Khayat. Também há na redondeza montanhas para caminhadas e trilhas e para fazer escaladas. Há vulcões que podem ser visitados e são bem procurados.
Uma turista que visita Umluj com frequência com o marido falou para a reportagem que procurava um local diferente para viajar no ferido do Eid quando se deparou com Umluj. “A areia é macia como algodão e a água é cristalina”, relatou Aalia Fathima para a reportagem do Arab News, contando ainda que costuma ver muitas espécies de caranguejo e conchas pelas praias da região. “Nós gostamos muito”, disse. O Eid é um feriado religioso muçulmano.
Segundo Khayat, a procura por Umluj aumentou muito após o anúncio do projeto Mar Vermelho. O destino costuma atrair também visitantes internacionais, além de sauditas. O Royal Tours recebe de 40 a 45 pessoas por dia. O Projeto Mar Vermelho tem como foco os investimentos em empreendimentos turísticos na costa do Mar Vermelho, tais com hotéis, marinas e centros de recreação, para tornar o local mais atrativo para os turistas. Umluj fica