Em Brasília, um jantar comunitário quando os mulçumanos quebram o jejum diário reuniu a comunidade diplomática
Embaixadores do Conselho de Cooperação dos Países do Golfo realizaram, no dia 12, a 3ª edição do Iftar de Ramadã. Para marcar a data de forma especial, seus países membros, composto por Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Omã, Catar e Kuwait, criaram um ambiente que refletia a cultura e os costumes das nações que seguem a doutrina muçulmana. A celebração ocorreu no espaço Villa Rizza, em Brasília, reunindo convidados e autoridades para um momento de confraternização e reflexão sobre valores como abstinência, oração e benevolência.
No Islã, o calendário é regido pelo sistema lunar, e cada mês recebe um nome específico. O nono mês é chamado de Ramadã, período em que, segundo a crença islâmica, Deus revelou a escritura sagrada, o Alcorão.
, subiu ao púlpito e fez questão de agradecer a presença de cada convidado. “Essa celebração que está se tornando uma tradição e fortalece a união e a cooperação entre nós. Sendo assim, desejamos a todos um Ramadan Kareem”, declarou Maisoon AlDah, solicitando que todos ouvissem as palavras do secretário-geral do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, Jasem Mohamed AlBudaiwi
Como parte da celebração do período, a comunidade se abstém da ingestão de alimentos, bebidas e outras práticas, como fumar e beber, desde antes do nascer do sol até o pôr do sol. Independentemente do local onde se encontram, os fiéis mantêm essa tradição — e em Brasília, não foi diferente.
Vice-embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Maisoon AlDah
Por meio de um vídeo gravado, Jasem Mohamed AlBudaiwi, expressou sua satisfação com a iniciativa e destacou a importância da presença dos embaixadores e representantes dos países-membros, reforçando o espírito de irmandade e cooperação entre o GCC e o Brasil.
“Que o mês sagrado do Ramadã traga paz, prosperidade e bênçãos para todos nós. Quero estender minhas mais sinceras felicitações pelo mês sagrado e parabenizar a iniciativa de vossas excelências, os embaixadores e representantes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo, acreditados em Brasília, por organizarem este jantar anual de Iftar”, afirmou.
“O conselho permanece firme em fortalecer sua parceria estratégica, com nações amigas com as quais compartilhamos relações profundamente enraizadas. Em 2024, o comércio entre os nossos dois lados atingiu aproximadamente US$ 17 bilhões e um aumento de 5,7% em relação a 2023. Embora esse crescimento seja encorajador, nos inspira a expandir nossa parceria econômica”, enfatizou o secretário-geral do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo.
Entre os convidados, a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, também marcou presença na celebração. Ao discursar, expressou sua gratidão pelo convite e a honra de representar o governo brasileiro em uma ocasião tão significativa.
“O período do Ramadã mobiliza a comunidade islâmica — que abrange um quarto da população do planeta. Transmito os melhores votos aos muçulmanos de todo o Brasil e, por seu intermédio, aos muçulmanos do mundo. Nessa ocasião, somos convidados a refletir sobre valores que ressoam fortemente no período sagrado do islã, como a bondade e a solidariedade – e que devemos cultivar continuamente em nossas vidas, contribuindo para um mundo mais justo e pacífico”, reitera a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Para garantir uma experiência imersiva na cultura islâmica, o Conselho de Cooperação dos Países do Golfo ofereceu aos convidados pratos típicos de seus países. Os sabores e temperos cuidadosamente selecionados refletiam a delicadeza e a riqueza da culinária árabe, proporcionando um verdadeiro intercâmbio gastronômico e cultural.