Diplomata entrega credenciais no Itamaraty
O novo Embaixador da República da Guiné, Ibrahima Komara, entregou, nesta segunda-feira (15) as cópias figuradas das cartas credenciais à Secretária-Geral, embaixadora Maria Laura da Rocha.
Brasil e Guiné possuem relações diplomáticas desde 1973. A independência do país foi reconhecida em 1958. A embaixada no Brasil em Conacri foi inaugurada em 2006, e a embaixada da Guiné em Brasília foi aberta em 2005. Antes de sua nomeação, o diplomata era responsável pelas questões sociais, humanitárias e culturais na missão permanente da República da Guiné na ONU, em Nova York.
A instalação de Embaixadas residentes, a intensificação dos contatos de alto nível e a assinatura de acordos contribuíram para adensar a relação bilateral no período subsequente. No ano passado, o comércio bilateral registrou o melhor resultado histórico, com fluxo de US$ 152 milhões. Destaca-se a assinatura, em 2011, de memorando de entendimento estabelecendo um Mecanismo de Consultas Políticas entre os dois países, bem como a conclusão de Acordo de Cooperação Técnica, em vigor desde 2016.
A Guiné é um dos países beneficiários de projeto de cooperação trilateral na área de alimentação escolar, com participação de órgãos brasileiros e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, sediado em Brasília. Em 2023, reiniciou-se a cooperação técnica e foi assinado acordo sobre ensino superior, pesquisa científica e inovação. No ano passado, o comércio bilateral registrou o melhor resultado histórico, com fluxo de US$ 152 milhões. Os países já tiveram vários programas em parcerias no passado. Em 2023, reiniciou-se a cooperação técnica e foi assinado acordo sobre ensino superior, pesquisa científica e inovação.
Fonte: Itamaraty