• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Agenda

I Seminário Internacional Brasil-Finlândia

9 de abril de 2019
em Agenda
Tempo de Leitura: 4 mins
0

 

Brasília vai receber, no próximo dia 16, o seminário internacional sobre inovação, educação e futuro com pesquisadores da Finlândia e do Brasil. O país europeu é uma referência em relação a resultados sociais, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  “Eu diria que não tem segredos. Todo o nosso sistema se baseia nos fatos bastante comuns e numa mistura que deu certo”, acredita o embaixador finlandês  Jouko Leinonen.

Ele acredita que a palavra certa para a transformação educacional no país seria evolução e não “revolução educacional”. “Desde os anos 1970 e 1980 houve um investimento pesado na formação dos professores na Finlândia”, explica Leinonen. O diplomata aponta que esse seria um dos segredos, “se é que existem segredos”, para evolução educacional no seu país. Hoje, o país nórdico, menor que estado de Goiás, é uma potência em educação no mundo desde a educação básica. “Quanto mais investimos em formação dos professores, mais autonomia damos a eles”, completa.

“Só as melhores universidades podem ter curso de formar professores”, afirma Jouko Leinonen. Ele explica que a medida que foram feitos investimentos em escolas de autonomia as decisões sobre educação passou cada vez mais a ficar nas mãos de quem entende do assunto e menos nas mãos dos políticos, “essas decisões são feitas sobre quem sabe sobre pedagogia, sobre ensino e sobre quem sabe como funciona as escolas”, completa.

“Não estamos aqui para ensinar. Estamos aqui para trocar experiências”, diz embaixador. Ele afirma que cada país tem a sua história com a educação e formação e completa. Ele  explica que o  país estará sempre aberto para mostrar a delegações brasileiras como funciona sistema de educacional finlandês, como uma inspiração para adaptar a realidade brasileira. “Todo país é um pouco diferente, tem bases diferentes. Claro, que não pode ser fotocopiado direto, nesse sentido não podemos ensinar, mas podemos mostrar como construir uma conexão, por exemplo, entre formação acadêmica e teórica do estudante e a prática”, aponta.

Apesar da diferença entre o tamanho dos países, o Brasil e a Finlândia, segundo o embaixador, têm um ponto em comum muito importante: em ambos as pessoas são muito curiosas para compreender como as novas tecnologias funcionam.

“Se me perguntassem qual é o país mais feliz do mundo, eu diria que é o Brasil”, diz quando questionado sobre o ranking das Nações Unidas que elegeu o seu país como o mais feliz do mundo. A avaliação leva em consideração a qualidade de vida entre as populações dos países mundo afora.  “O Brasil vai subir nesta colocação, eu estou certo”, diz o embaixador que afirma ainda que já percebe alguns avanços na educação brasileira em comparação com anos atrás.

“Valores como democracia são essenciais para alcançar avanços na esfera social”, complementa o embaixador. Ele não compreende que um país pode avançar socialmente se não considerar valores como igualdade, democracia e educação.

Fonte: Agência de Notícias Uniceub

Programação (sujeita a mudanças)

ABERTURA

Campus da Asa Norte – Auditório do bloco 3 – Às 8h15

I Seminário Internacional Brasil-Finlândia: Futuro, Transformação Digital e Inovação.

Credenciamento e welcome coffee

Abertura oficial com o Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes

Palestra com o Embaixador da Finlândia, Sr. Jouko Leinonen

Tema: A Cultura da Educação como vetor da Transformação Social

 

Palestra com Ministro Carlos Ayres Britto

Tema: Os desafios do Brasil frente à transformação digital no século XXI

Palestra com Marianna Ferreira-Aulu, pesquisadora da University of Turku, Finlândia

Tema: Futures Studies: Aprendendo a olhar para o(s) futuro(s) de forma científica

 

Palestra com Prof. Dr. Antônio Isidro Filho

Tema: Futuro, Transformação Digital e Inovação: Desenvolvendo competências do amanhã

Coffee and Network

 

PAINÉIS TEMÁTICOS

Das 11h15 às 12h30

Ocorrerão seis painéis temáticos simultâneos.

Inteligência Artificial no Poder Judiciário Brasileiro (em português)

Palestrantes: Luiz Anísio Vieira Batitucci e Thiago Alencar Gomes

Debatedor: Amilar Domingos Moreira Martins

 

Transformação Digital na Administração Pública: Brasil e Finlândia (em inglês e em português)

 

Palestrantes: Ari-Veikko Anttiroiko e Joelson Veloso Jr.

Debatedor: William Malvezzi

Unravelling Foresight Practices in Organizations (em inglês)

 

Palestrante: Sari Söderlund

Debatedor: Prof. Me. Roberto Paldês

 

Direito Digital e Proteção de Dados: impactos e desafios (em português)

Palestrantes: Fabrício Mota e Thiago Sombra

Debatedor: Prof. Me. Ricardo Bastos

 

Ecodemocracia e o Impacto das Redes Sociais (em português)

Palestrante: Profa. Dra. Lílian Rocha

Debatedor: Prof. Álvaro Castelo Branco

 

Empreendedorismo de Alto Impacto: Casos do Brasil e Finlândia: Disrupção, Escala e Mercado Global (em português)

Palestrantes: Humberto Ribeiro e Paulo Alvim

Debatedor: Prof. Me. Mauro Castro e Profa. Me. Érika Lisboa

 

ENCERRAMENTO

Campus da Asa Norte – Auditório do bloco 3 – Às 19h10

Palestra com Marianna Ferreira-Aulu, pesquisadora da University of Turku, Finlândia, e Prof. Dr. Antônio Isidro Filho

Tema: Construindo futuros responsáveis: o cidadão como agente de mudança frente às tendências globais

Notícia Anterior

Novo acordo de livre comércio poderá reunir Japão, China e Coreia do Sul

Próxima Notícia

Parlamento do Reino Unido aprova prorrogação do Brexit

Notícias Relacionadas

Agenda

Presença feminina em diversos setores do DF será premiada

30 de abril de 2025
Agenda

Filmes de março da Sala Le Corbusier terão como tema « TODAS AS MULHERES E MENINAS »

5 de março de 2025
Agenda

Brasília recebe exposição da arte italiana

5 de março de 2025
Próxima Notícia

Parlamento do Reino Unido aprova prorrogação do Brexit

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In