O presidente Luis Abinader, juntamente com o chanceler Roberto Álvarez, conduziram um almoço com vários embaixadores credenciados no país interessados em cooperar nas obras de construção de hospitais no Haiti.
Na reunião realizada no Centro de Convenções do Ministério das Relações Exteriores, foi conhecida a ” Proposta do projeto de saúde fronteiriça haitiana” apresentada pelo Dr. Alejandro Báez, que acompanha esta iniciativa para explorar as possibilidades técnicas para sua implementação em território haitiano.
Essas conversas são realizadas no marco do acompanhamento dos acordos alcançados na declaração conjunta que o presidente dominicano assinou com seu homólogo haitiano Jovenel Moïse , que procura, “ com a colaboração da comunidade internacional que mostrou sua disposição em financiar hospitais no Haiti, cooperar na construção de hospitais gerais em território haitiano, localizados onde o governo desse país o considere oportuno, a fim de reduzir o uso intensivo dos hospitais dominicanos, questão de grande sensibilidade na República Dominicana”.