Embaixador Hayashi Teiji ortoga três diplomas
A residência oficial do embaixador japonês em Brasília sediou, no dia 24, a cerimônia de outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão de 2022. Angelo Kawakami Okamura, Kenji Kawano e Nelson Kazuo Nakamura foram agraciados com o diploma e uma lembrança. “Gostaria de externar mais uma vez o meu respeito aos homenageados e fazer votos de mais sucesso, saúde e felicidade”, discursou o embaixador Hayashi Teiji durante a solenidade.
Angelo Kawakami Okamura foi homeageado, segundo o diplomata, por ter preparado para o enfrentamento às ameaças da nova era, como a área de segurança cibernética ao atuar como Coordenador-Geral da Assessoria para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro. “Dessa forma, contribuiu para a realização tranquila e segura dos Jogos em Tóquio ao compartilhar suas experiências com a Missão de Pesquisa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, explicou o embaixador japonês em sua fala. Além disso, de acordo com chefe de missão do Japão, Okamura serviu como Adido Militar do Brasil na Espanha, apoiou as atividades da Embaixada ao intermediar as relações entre a sede diplomática e o ministério da defesa espanhol na qualidade de nipo-brasileiro.
Também condecorado, Kenji Kawano, segundo o embaixador, participou de diversos projetos que contribuíram para o desenvolvimento da economia brasileira, trabalhando com o governo do Japão e empresas japonesas. “Depois de trabalhar como intérprete e chefe de uma subsidiária local de algumas empresas japonesas, Kawano fundou a Kenbridge Consultants em 1994, sendo representante da única empresa de consultoria do Japão em Brasília” disse o embaixador Hayashi Teiji.
Em sua fala, o chefe de missão japonês citou como exemplo do trabalho de Kawano, a cobrança de dívidas relacionadas à Usina Siderúrgica de Tubarão, a qual empresas do Japão participaram de sua construção, e a negociação entre o governo do estado de Goiás e o governo japonês sobre um empréstimo em ienes para um projeto de eletrificação rural na área sul do estado.
Presidente da Associação Cultural Nipo- Brasileira de Tocantins desde 2011, o terceiro homenageado foi Nelson Kazuo Nakamura. Ele está à frente da única entidade naquele estado que desempenha um papel importante no fortalecimento da amizade entre japoneses e nikkeis por meio de suas atividades e contribuiu através da realização do festival japonês a difusão da cultura do Japão. Em 2015, a Associação foi a organizadora do 7º (sétimo) Festival da Cultura Japonesa para comemorar os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. O evento atraiu 15 mil pessoas em dois dias e, em colaboração com o governo estadual e municipal, obteve sucesso na sua realização.