O Cine Brasília sediou, no dia 06 de dezembro, mais uma comemoração da data nacional dos Emirados Árabes Unidos. No local foi exibido o curta-metragem “História dos Emirados”, relatando um pouco de como é o país. O Encarregado de Negócios, Abdelrahman Abdulla Almaazmi, destacou novas oportunidades de integração entre as duas nações. “Ampliamos de maneira estratégica os laços com o Brasil, prova disso são as visitas recíprocas de autoridades e assinaturas de vários acordos como o de isenção de vistos”, discursou.
Almaazmi lembrou que em março o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes, xeique Abdullah bin Zayed Al Nahyan, foi a primeira autoridade árabe a vir ao Brasil e que, em outubro, o presidente Bolsonaro visitou Dubai. Segundo ele, o Brasil “é um dos parceiros mais importantes para os Emirados”.
Durante a visita do xeique Al Nahyan, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o Brasil tem interesse especial nos Emirados Árabes Unidos como porta de entrada para a facilitação do acesso de produtos brasileiros a mercados de terceiros países, sobretudo na Ásia, diante da localização estratégica, da infraestrutura avançada e do ambiente de negócios dinâmico daquele país.