O novo embaixador no país M’bala Alfredo Fernandes, apresentou suas credenciais ao Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães, na sede do Itamaraty.
Fernandes anteriormente servia como embaixador do seu país em Cabo Verde, tendo atuado ainda como encarregado de negócios na embaixada da Guiné-Bissau em Portugal e como representante do seu país junto da sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Guiné-Bissau é um dos principais parceiros que se beneficiam da cooperação técnica com o Brasil. Os dois países de beneficiam da boa relação bilateral marcada, sobretudo, pela cooperação técnica nas áreas de saúde, agricultura, educação, formação profissional e fortalecimento das instituições do Estado.
Segundo dados do Itamaraty, na área da cooperação educacional, entre 2000 e 2020, 1.426 bissau-guineenses completaram cursos de graduação no Brasil, por meio do Programa Estudantes-Convênio (2º maior país em número de participantes no período), e 60 estudantes daquele país cursaram pós-graduação no Brasil. Somente em 2020, 610 bissau-guineenses matricularam-se na Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), onde já se formaram outros 590 guineenses.